em Pesquisas

Bolsonaro encosta em Lula em nova pesquisa Poderdata

13/04/2022

A nova pesquisa Poderdata, que foi divulgada nessa qurta-feira (13), mostra Jair Bolsonaro (PL) encostando em Lula (PT), com a diferença no primeiro turno sendo diminuída para apenas 5 pontos. Os números mostram um Bolsonaro revigorado após saída de Sérgio Moro da disputa.

Pesquisa realizada por telefone, pelo Poderdata, divulgada nessa quarta-feira (13), mostra um quadro que não será fácil para as forças democráticas e progressistas. Bolsonaro (PL) encostou em Lula (PT), sendo a diferença entre ambos no primeiro turno, diminuída para apenas 5 pontos.

Em seguida aparecem Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), respectivamente. Os outros candidatos somaram 1% ou menos. 

“A diferença de 5 pontos percentuais entre os 2 candidatos é a menor registrada pelo PoderData em 2022. Em novembro de 2021, Lula chegou a marcar 34% contra 29% de Bolsonaro em 1 dos cenários testados, com uma lista de candidatos diferente da atual”, destacam os pesquisadores.

A pesquisa indica que a esquerda não terá uma vitória fácil, aliás, nem a vitória está garantida ainda, visto que Jair Bolsonaro (PL) tem base social, uma poderosa máquina de fake news, rede de Igrejas com ele e a máquina pública para poder vencer as eleições.

A rejeição de Bolsonaro é grande, o ex-presidente Lula continua liderando os cenários e deve aumentar os esforços no embate político com o atual cenário, portanto, qualquer previsão ou análise em cima dessa pesquisa, ainda não reflete o que deve ser o cenário eleitoral em 2022, visto que muita água pode rolar e a disputa eleitoral, deve tomar um ar de radicalidade e extremismo.

SEGUNDO TURNO

A diferença entre Lula e Bolsonaro também é a menor registrada pelo PoderData em 2022: nove pontos. O petista tem 47% contra 38% do atual chefe do governo. 

“O levantamento também mostra que a diferença entre os 2 pré-candidatos vem diminuindo desde o início de 2022. As oscilações de Lula e Bolsonaro a cada 15 dias neste ano foram sempre dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais da pesquisa, mas, incrementalmente, foram indicando um quadro de convergência entre os 2 candidatos. Esta é a 1ª rodada em 2022 que o petista registra uma pontuação abaixo de 50% no 2º turno contra Bolsonaro”, diz o levantamento. 

Confira os números:

   

APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:

 
   

PIX para doações: [email protected]

LEIA TAMBÉM:

Bolsonaro e militares viram piada no The Guardian por escândalo do Viagra

MP vai investigar o bolsonarista Gabriel Monteiro, por vídeo acariciando criança

Os comentários estão desativados.