Bolsonaro veta aumento de verbas para merenda escolar
10/08/2022
Em um momento em que uma criança liga para Polícia em Belo Horizonte, porque está passando fome com a família, Jair Bolsonaro (PL) o atual mandatário, corta aumento de verbas para a merenda escolar de crianças em todo Brasil.
Em meio a explosão de fome em todo país, Jair Bolsonaro (PL) veta o reajuste/ aumento de verbas para a merenda escolar em todo Brasil.
Bolsonaro vetou o aumento das verbas para merenda escolar, que haviam sido aprovados anteriormente no Congresso Nacional. Os valores não foram reajustado desde 2017, mesmo com a explosão e alta de alimentos sob o governo Bolsonaro, o que tornou ainda pior a vida das crianças e estudantes da rede pública no Brasil.
O texto aprovado no Congresso, previa o reajuste, com base na inflação, do orçamento do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que beneficia os mais de 35 milhões de matriculados em instituições públicas no Brasil.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Bolsonaro usa Bíblia para justificar compra de armas: ”Comprem armas”
Procuradoria eleitoral desmente ponto a ponto mentiras de Bolsonaro sobre urnas
O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) criticou a impossibilidade de reajuste dos valores da merenda escolar, pois os valores foram defasados devido ao aumento dos alimentos em todo país.
Neste ano, estratégico em razão da perda nutricional ocasionada pelos dois anos de fechamento escolar na pandemia, o orçamento foi reduzido para R$ 3,96 bilhões, ante R$ 4,06 bilhões de 2021.
Nas razões ao veto, Bolsonaro afirmou que o reajuste “contraria o interesse público” porque causaria “um aumento na rigidez orçamentária”. As reações da oposição, de artistas e influenciadores foi gritante em todas redes sociais.
Na boa esse cara não pode ser mais o Presidente, precisamos livrar o Brasil dessa criatura . O País precisa ser livre .🇧🇷 pic.twitter.com/rYUzx6HyNL
— Alexandre Frota#777🇧🇷 (@77_frota) August 11, 2022
A notícia mais importante de hoje é: O Bolsonaro vetou o aumento de verbas destinadas para a merenda escolar. O Congresso aprovou. Bolsonaro vetou.
— Quebrando o Tabu (@QuebrandoOTabu) August 10, 2022
Milhões de crianças passando fome. Tem dinheiro pra orçamento secreto. Falta dinheiro pra merenda.
Bolsonaro é o presidente da fome! Ele vetou o aumento de verba para a merenda escolar.
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) August 10, 2022
Num país com mais de 33 milhões de famintos, algumas crianças só conseguem ter o que comer na escola. Isso é muito absurdo e só mostra que Bolsonaro não se importa com os brasileiros.
Presidente Jair Bolsonaro veta aumento dos repasses ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que garante merenda nas escolas. Governo alega que a medida aprovada via emenda no Congresso "contraria o interesse público" e "aumenta a rigidez orçamentária".
— Renato Souza (@reporterenato) August 10, 2022
Sabia que o valor das verbas da merenda escolar não tem reajuste desde 2017?
— Enio Verri (@enioverri) August 11, 2022
Mesmo assim, Bolsonaro vetou o reajuste, aprovado por nós no Congresso, do valor da merenda para estados e municípios. Prejudicando mais de 35 milhões de alunos na educação pública beneficiados do Pnae.
Ao vetar o reajuste da merenda escolar, recursos para universidades e institutos federais e a garantia de bolsas estudantis na LDO, Bolsonaro mostra que é inimigo da educação. Não podemos permitir a continuidade do seu Governo.
— Rafael Motta 🐘 (@RafaelMottaRN) August 10, 2022
Por um país que respeite o direito de prosperar!