Brasil tem estoque para diesel por apenas 20 dias

27/05/2022
Além do trágico aumento sucessivo dos combustíveis, agora o país pode parar por falta de diesel, que só possui estoque para mais 20 dias. O estoque garante o suprimento do mercado e da cadeia produtiva nacional, só consegue aguentar mais 20 dias.
O Brasil pode passar por um momento de paralisação completa de sua cadeia logística e de transportes, graças a incompetência do governo Bolsonaro.
Além dos sucessivos aumentos do diesel e gasolina, agora, o país pode ficar sem Diesel em 20 dias.
O alarmante dado foi registrado em declaração de produtores e distribuidores de diesel apresentada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP). Caso seja paralisada a produção interna de Diesel e suspensa a importação do derivado, o país pode paralisar em 20 dias.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Pesquisa XP/Ipespe: Lula vai a 45% e Bolsonaro estanca em 34%
Aliados de Bolsonaro ensaiam culpar guerra na Ucrânia por inflação
De acordo com o jornal Valor Economico, atualmente, os importadores diminuíram o ritmo de compra no exterior devido ao congelamento do preço do diesel vendido pela Petrobras, que torna a venda do derivado pouco ou não atrativa comercialmente.
Além disso, a diminuição na importação, aliada a diminuição do estoque nacional e paralisação de refinarias para manutenção, aumentam muito o risco da falta do produto no mercado nacional.
A Petrobrás emitiu alerta ao governo Bolsonaro, sobre o risco de desabastecimento, mas ao que tudo indica, Bolsonaro fez o de sempre, ou seja, nada.
Com o documento, a empresa se blinda de possíveis ataques de Bolsonaro. Caso a crise se instale, ele não poderá jogar sobre a Petrobrás a responsabilidade e alegar que não sabia do risco.
[Lá vem bomba… vazia?] Presidente da Petrobras alerta governo e ANP sobre risco de desabastecimento de diesel – cita os mais baixos estoques, desde 2018, do mercado americano, principal exportador para o Brasil, e níveis reduzidos na Europa e em Singapura em 10 anos (Valor)
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) May 27, 2022