em Economia, Geopolítica

China irá construir trens e ferrovias por todo Brasil

12/05/2025

Deverá ser anunciado muito em breve pelo governo federal uma parceria com a China para a construção de trens e ferrovias em um projeto ambicioso para a infraestrutura do Brasil.

Brasil e China vão mudar o mapa de infraestrutura e logística no Brasil. Projeto ambicioso que foi anunciado pela Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet que afirmou que a China quer ”rasgar o Brasil com ferrovias”.

O interesse de investir em ferrovias foi manifestado diretamente pelo presidente da China, Xi Jinping em encontro com Lula.

De acordo com um documento do Plano Nacional de Logística 2025, aproximadamente 65% do transporte de mercadorias é realizado por meio de estradas, por meio de caminhões. Contudo, isso deve mudar agora com a parceria estratégica entre China e Brasil para a construção de uma ambiciosa malha ferroviária no Brasil.

Um ambicioso projeto ferroviário que deverá cortar o Brasil já foi iniciado entre Brasil e China: A Ferrovia Bioceânica Brasil-Peru que já está com 30% de sua extensão de 4.400 km concluída, com previsão de conclusão em 2028.

O percurso inicia-se em Ilhéus, Bahia, segue por Caetité (BA), atravessa os estados de Goiás (ou Tocantins), Mato Grosso, Rondônia e Acre, terminando em Chancay, no Peru, a 80 km de Lima, local onde a China estabeleceu um megaporto.

Ferrovia Bioceânica que cortará o Brasil até o Peru

OUTROS PROJETOS FERROVIÁRIOS EM PARCERIA COM A CHINA

A Ministra Simone Tebet afirmou que novas rotas ferroviárias devem ser discutidas com os chineses, contudo já existem alguns projetos.

Existem projetos que fazem três conexões com a Ferrovia Norte Sul e também com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste. Além disso empresas chinesas como a China Railway Construction Corporation (CRCC) e China Railway Engineering Corporation (CREC) trabalham em outras rotas.

Projeto de investimentos ferroviários chineses no Brasil em rota do Rio de Janeiro até o Peru

As companhias chinesas estão também estudando outras rotas ferroviárias a serem construídas, incluindo uma que começa no Porto de Açu (RJ), atravessa Corinto (MG), Uruaçu (GO) e Lucas do Rio Verde (MT) até alcançar Porto Velho (RO). Além disso, existe uma rota de 2.396 km que conecta o Porto de Santos (SP) ao Antofagasta (Chile), atravessando Paraguai e Argentina.

Com o Brasil sendo ”rasgado” de ferrovias, isso tornaria nosso frete comercial mais barato, o escoamento da produção seria mais barato e tornaria nossa indústria mais competitiva, além do que deixaríamos de ser dependentes de transportes em estradas.

As novas linhas ferroviárias no Brasil utilizarão trilhos de bitola larga, com uma distância de 1.600 mm entre as rodas da direita e da esquerda. Mais detalhes sairão da ida de Lula a Pequim.

SIGA NOSSAS REDES:

Receba as notícias mais importantes diretamente no Telegram!

Junte-se ao nosso canal Falando Verdades e receba atualizações exclusivas antes de todo mundo.

Entrar no Canal
+500 membros Notícias em tempo real
Conteúdo exclusivo
Sem spam ou fake news
Análises aprofundadas

Os comentários estão desativados.