em Economia

Desemprego chega ao menor nível desde 2014 com Lula

30/04/2024

Mais um resultado inédito com o governo Lula, o desemprego cai para o menor nível desde 2014, chegando a taxa de 7,9%. O desemprego ficou em um patamar menor do que previa até o mercado financeiro.

Esta terça-feira (30), o presidente Lula celebrou o resultado da taxa de desemprego para o primeiro trimestre de 2024 de 7,9%. O resultado é menor do que o previsto até pelo mercado financeiro.

Governo trabalhando para todos: menor taxa de desemprego para o período desde 2014, queda de quase um ponto percentual em relação a 2023. E vamos seguir avançando”, publicou o presidente Lula no BlueSky.

A taxa de desocupação no trimestre encerrado em março de 2024 chegou a 7,9%, resultado próximo de março de 2014, quando a taxa chegou a 7,2% . Esse índice ainda está abaixo dos 8,8% que foram registrados no mesmo trimestre móvel de 2023. O IBGE divulgou hoje os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. A taxa de desocupação no trimestre encerrado em março chegou a 7,9%.

A taxa de desocupação subiu 0,5 ponto percentual em comparação com o trimestre encerrado em dezembro de 2023, chegando a 7,9% no trimestre encerrado em março de 2024. Mas essa taxa ainda está abaixo dos 8,8% do mesmo trimestre móvel de 2023. Estas informações foram divulgadas hoje pelo IBGE a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

O aumento da população em busca de trabalho, também conhecida como população desocupada, aumentou 6,7% no trimestre encerrado em dezembro de 2023, contribuindo para o aumento da desocupação na comparação trimestral.

Para Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, “o aumento da taxa de desocupação foi ocasionado pela redução na ocupação. Esse panorama caracteriza um movimento sazonal da força de trabalho no primeiro trimestre de cada, com perdas na ocupação em relação ao trimestre anterior”.

ENTRE EM NOSSO CANAL NO TELEGRAM E RECEBA NOTÍCIAS

SIGA NOSSAS REDES:

Os comentários estão desativados.