em Internacional

Esquerda volta ao poder na Bolívia no primeiro turno

19/10/2020

Os resultados parciais dão vitória ampla e esmagadora ao Movimento pelo Socialismo (MAS), tanto que a presidente de fato do país, Jeanine Añez reconheceu a vitória de Luís Arce, do partido de Evo “Ainda não temos uma contagem oficial, mas pelos dados que temos, o Sr. (Luis) Arce e o Sr. (David) Choquehuanca venceram a eleição”.




De acordo com as últimas parciais e com a boca de urna, o candidato Luís Arce do Movimento pelo Socialismo (MAS), partido de Evo Morales, venceu com 52% as eleições na Bolívia.

Uma vitória retumbante, logo após o país ser vítima de um golpe de estado que tirou do poder Evo Morales em 2019.




 

Vitória de Luís Arce em boca de urna, vitória absoluta e esmagadora de quase 20 pontos sobre o segundo colocado

 

A vitória avassaladora começou a ser divulgada nessa madrugada da segunda-feira (19), o segundo colocado teve um pouco mais que 31%.

Posto que a vitória foi com uma larga diferença de votos, não houve como negar sua possível vitória (visto que a contagem total ainda não terminou). Apesar de haver indícios que a direita não aceitaria de maneira fácil, uma vitória da esquerda no primeiro turno, os números da realidade se impuseram.

 



LEIA TAMBÉM:

 

Multidão chega a capital da Bolívia, pedindo renúncia do governo golpista

 

Estudo revela mais de 68 mil contas falsas no Twitter para apoiar golpe na Bolívia

 

No momento em que apareciam as parciais e a boca de urna, a presidente Jeanine Añez reconheceu a vitória de Luís Arce do MAS.

“Ainda não temos uma contagem oficial, mas pelos dados que temos, o Sr. (Luis) Arce e o Sr. (David) Choquehuanca venceram a eleição. Parabenizo os vencedores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia”, expressou Jeanine Añez por meio de seu Twitter.

 

A Bolívia deu um grande exemplo de esperança aos países latino-americanos de como retomar a democracia, após um golpe de estado.

De acordo com o candidato do MAS, Luís Arce, a democracia boliviana foi recuperada.

“Recuperamos a democracia, recuperamos a esperança. Vamos governar para todos os bolivianos e construir um governo de unidade nacional”, disse Arce a jornalistas do comando de campanha de seu partido político.



Também ratificou seu compromisso de cumprir as promessas de campanha, “nosso compromisso é trabalhar, realizar nosso programa. Vamos governar para todos os bolivianos. Vamos construir a unidade de nosso país”, acrescentou.

 

Seja um apoiador do nosso site, contribua pelo Paypal

 
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

Clique aqui e receba nossas notícias pelo seu Telegram

 

Siga todas nossas redes sociais:

 

 

Os comentários estão desativados.