em Política

Evangélicos pró-Bolsonaro espalham fake news contra Lula em grupos de Whatsapp

07/02/2022

As eleições começam de maneira bem agressiva em fake news, em grupos espalham que Lula fez pacto com o demônio. No vídeo em si, Lula estava fazendo um alerta contra as fake news.

As fake news eleitorais de 2022, começam com força em 2022, entre fiéis evangélicos da cidade de Carapiuíba (SP), que Lula estaria fazendo “pacto com o demônio”. Um áudio atribuiu ao petista a seguinte frase, já desmentida por mais de uma agência de checagem: “E eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim”.

A agência de checagem Lupa, por exemplo, mostrou que a fala do ex-presidente foi recortada e tirada de contexto, dando a impressão de que ele batia um papo com o capeta. O que o petista disse foi um alerta sobre fake news. “E nas redes sociais do bolsonarismo eles estão dizendo que eu tenho relação com o demônio, que eu estou falando com o demônio e o demônio estava tomando conta de mim”.

Segundo o vídeo, a ONU, adorada pela esquerda, afirmou que “a igreja cristã é inimiga dos direitos humanos”. O plano da organização, disse o vídeo, virar uma “religião mundial” e impor “leis humanitárias, e não espirituais, para o mundo não ficar sujeito à doutrina cristã”.

Reverendo presbiteriano na coordenação nacional do Núcleo Evangélico do PT, Luis Sabanay destacou que “as pesquisas mostram que Lula e Bolsonaro praticamente empatam no público evangélico”. “A estratégia da mentira deve se intensificar por causa disso”, disse.

O secretário de comunicação do PT, Jilmar Tatto, afirmou que o partido tem uma central para reunir denúncias de fake news que são encaminhadas para uma equipe jurídica, se necessário. “É possível ver de onde essas notícias falsas estão vindo. E elas não têm a ver com disputa política, são mentiras”, disse.

Os comentários estão desativados.