em Política

Governo quer fim do desconto de 20% no Imposto de Renda

05/10/2020

Para financiar seu novo programa, o Renda Brasil, o governo Bolsonaro deve acabar com o desconto de 20% na declaração simplificada do Imposto de Renda, ou seja você deve pagar mais, de acordo com informações do jornal Folha de São Paulo.



Quem faz declaração do imposto de renda de maneira simplificada, notará em breve que deverá pagar mais impostos. De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, o governo Bolsonaro poderá extinguir o desconto de 20% da declaração simplificada do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

No entanto, a proposta ainda não oficializada e publicada pelo governo, porém, a imprensa tem dado furos com antecipação sobre medidas do governo Bolsonaro e demissões.




Segundo reportagem de Bernardo Caram na Folha de S.Paulo deste domingo (4), a proposta será apresentada pelo Ministério da Economia ao presidente Jair Bolsonaro como uma das soluções para o impasse que envolve o novo programa social do governo.
 

Guedes diz que alta no arroz se deve aos “pobres comprarem mais”. LEIA AQUI

 

Modelo simplificado é mais usado

 
Na declaração de 2019, 17,4 milhões de pessoas optaram pelo formulário simplificado, enquanto 12,9 milhões usaram o modelo completo.



Para os cadastrados no sistema simplificado, a redução global na base de cálculo foi de R$ 136,5 bilhões. Sobre esse valor, portanto, o imposto não incidiu. Como o desconto é padrão e automático, em muitos casos o contribuinte nem possui, de fato, despesas a serem deduzidas da base de cálculo do imposto.

Técnicos explicam que esse montante de desconto não será eliminado em sua totalidade com a medida porque muitas pessoas que optaram pelo modelo simplificado poderiam passar a declarar e deduzir pela modalidade completa.

Com informações da Rede Brasil Atual

Seja um apoiador do nosso site, contribua pelo Paypal

 
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

Clique aqui e receba nossas notícias pelo seu Telegram

 

 

Os comentários estão desativados.