Governo quer imóvel das pessoas como garantia para empréstimos
A nova proposta do governo que odeia povo agora será dar imóvel como garantia para qualquer crédito, leia-se empréstimo. De acordo com a reportagem do jornal Valor Econômico, o governo prepara uma série de medidas para facilitar o uso de imóveis como garantia para conseguir crédito/empréstimos.
O objetivo segundo o Ministério da Economia seria “baratear” o acesso a crédito das famílias. No entanto pode ser uma faca de dois gumes, afinal você dando seu imóvel como garantia de um empréstimo, se você não conseguir pagar advinhem o que acontecerá?
“Uma das propostas do Ministério da Economia é a criação de uma central de garantias imobiliárias, que ficará responsável por sinalizar aos bancos qual o valor dos ativos que um determinado cliente poderia dar em contrapartida de um empréstimo.” diz trecho da matéria do jornal Valor Econômico sobre a medida que querem implantar.
LEIA TAMBÉM:
- Governo cobrará INSS de quem recebe seguro-desemprego
- Pacote de Guedes e Bolsonaro acaba com o FAT, fundo de seguro-desemprego
O grande problema de um tipo de operação como esse é que com a corrosão da renda das famílias, subempregos, empregos informais, muitas famílias podem colocar o único bem que elas tem a vista (o pequeno imóvel) para conseguir dinheiro e crédito. A questão é que se não conseguirem pagar, o imóvel é a garantia do banco ou da instituição financeira em que foi feito o empréstimo.
O editor do site Brasil 247, o jornalista Leonardo Attuch comentou por meio de seu twitter que a medida é uma armadilha que pode deixar as pessoas sem casa.
Eis aí a nova bomba do dia: Guedes quer que imóveis sejam dados em garantia de qualquer crédito, assim como acontecia antes da bolha imobiliária nos EUA, que deixou milhões sem casa. O sujeito gasta no cartão e dá a casa em garantia. https://t.co/IXhTbV49RI
— Leonardo Attuch (@AttuchLeonardo) January 30, 2020
Portanto fiquem atentos ao tomar créditos e empréstimos nesses termos.
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp
Entre no nosso canal de Telegram e receba nossos conteúdos por lá