em Análise

Jornalista explica porque Bolsonaro não conseguirá dar golpe, se perder para Lula

15/06/2022

O renomado jornalista, Elio Gaspari, na Folha de São Paulo, escreve o porque Jair Bolsonaro (PL) não conseguirá dar um golpe, caso perca para Lula (PT). Caso as eleições, sigam o rumo das tendências médias das pesquisas, Lula poderá ser eleito ainda no primeiro turno.

Em sua coluna, no jornal Folha de São Paulo, o jornalista Elio Gaspari, explica porque Jair Bolsonaro (PL) por mais que tente um golpe por não aceitar os resultados, terá pouca chance de êxito.

O jornalista analisa o cenário seguinte á uma vitória de Lula (PT), que deve se dar ainda no primeiro turno:

“Num exercício de quiromancia política pode-se dizer que são mínimas as chances de um golpe nos dias seguintes a uma possível vitória de Lula nas próximas eleições”, afirma Gaspari.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Agregador de pesquisas CNN aponta chance de Lula vencer no 1º turno

VÍDEO: Bolsonaro admite que não serve para governar o Brasil


“Mesmo assim, essa afirmação é temerária quando o presidente da República sopra ventos golpistas e o ministro da Defesa, ex-comandante do Exército, repreende o Tribunal Superior Eleitoral. Admita-se, portanto, que existem pessoas preferindo um golpe. Para quê?”, questiona.

Segundo Gaspari, o clima para um golpe “não existe hoje”, assim como os sinais de recuperação da economia.

“Hoje, o que há no bufê é um presidente que depois de flertar com a indisciplina de policiais militares, demitiu três presidentes da Petrobras para derrubar o preço dos combustíveis e um ministro da Economia que, com uma inflação de dois dígitos, sugere o congelamento voluntário de preços aos supermercados”, escreve o jornalista.

“Como disse o general Hamilton Mourão em julho de 2018, quando o ex-capitão Jair Bolsonaro cavalgava os sonhos da direita nacional: ‘Existe certo radicalismo nas ideias, até meio boçal’. Passaram-se quatro anos e a boçalidade avançou.

Bolsonaro continua em seu discurso, de querer culpar urnas, pesquisas, tudo e todos, mas não quer admitir ao menos publicamente, que está prestes a ser derrotado nas urnas, afinal o mesmo sabe, que após perder as eleições, seu destino muito provavelmente é a prisão.

Por trás, nos bastidores, o medo já tomou conta de aliados de Bolsonaro, que admitem a seriedade de pesquisas, além disso, as ações do governo, mostram que o governo está em desespero, tentando reverter o cenário eleitoral a todo custo, é o que mostra o artigo do jornalista Thomas Traumann na VEJA.

O que não é dito e sim feito, mostram que Bolsonaro sabe que vai perder.

       

DOE & COLABORE:

Os comentários estão desativados.