em Internacional

Líder de extrema-direita dos EUA, responsável por invasão do Capitólio é condenado

30/11/2022

Mais um sinal para o bolsonarismo golpista vem do exterior, o líder de extrema-direita, Stewart Rhodes, um dos líderes da invasão do Capitólio nos EUA, foi condenado por sediação, tramar o ataque ao Capitólio enquanto Biden era diplomado.

O fundador do grupo de extrema direita Oath Keepers, Stewart Rhodes, e o líder do braço da organização na Flórida, Kelly Meggs, foram condenados nesta terça-feira (29/11) por conspiração sediciosa na invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em janeiro de 2021.

condenação é extremamente rara e punível com até 20 anos de prisão. A sentença deverá ser conhecida na primavera norte-americana de 2023.

A decisão foi tomada após dois meses de julgamento e três dias de deliberações num tribunal federal em Washington. Os 12 jurados rejeitaram a acusação para outros três membros dos Oath Keepers – Kenneth Harrelson, Jessica Watkins e Thomas Caldwell –, mas os consideraram culpados de obstrução de um processo oficial.

Em 6 de janeiro de 2021, membros dos Oath Keepers atacaram o Congresso norte-americano juntamente com outras centenas de apoiadores do ex-presidente Donald Trump. Incentivados pelo republicano, eles tentavam impedir a certificação da vitória eleitoral do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais. 

Mais de 870 pessoas foram detidas, e uma centena, condenadas a penas de prisão. No entanto, até agora, ninguém tinha sido condenado por conspiração sediciosa.

ARTIGOS RELACIONADOS:

A acusação, que remonta a uma lei aprovada após a Guerra de Secessão (1861-1865) para reprimir os últimos rebeldes do sul, envolve ter planejado o uso da força para se opor ao governo e difere da insurreição, que tem um caráter mais espontâneo.

Rhodes estocou armas

Durante o julgamento, os promotores mostraram que Stewart Rhodes começou a reunir suas tropas em novembro de 2020. “Não vamos sair disso sem uma guerra civil”, escreveu dois dias após a eleição presidencial em mensagens criptografadas.

Nas semanas que se seguiram, de acordo com os promotores, Rhodes gastou milhares de dólares em dispositivos de visão noturna, armas e munições, armazenando esse estoque em um hotel suburbano de Washington.

   

Os comentários estão desativados.