Lula vai revogar todos sigilos de 100 anos de Bolsonaro
29/07/2022
O ex-presidente Lula (PT) anunciou uma medida que provocará pânico nas hostes bolsonaristas , que são a revogação dos sigilos de 100 anos, que Bolsonaro tanto usou e abusou durante o mandato. Ocultações envolvem ex-ministros, filhos do presidente da República e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.
Em entrevista ao UOL, na última quarta-feira (27), o ex-presidente Lula (PT) anunciou uma medida que levou pânico ás hostes bolsonaristas. Lula anunciou que vai revogar todos sigilos de 100 anos que Bolsonaro fez nos últimos anos.
É claro que vou revogar”, disse Lula ao UOL.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandado pelo general Augusto Heleno, ligado diretamente a presidência, colocou em sigilo de 100 anos diversos temas sensíveis e que poderiam comprometer Bolsonaro, filhos de Bolsonaro e ex-Ministros do governo.
Outro caso, que foi colocado sob sigilo foram as reuniões de Jair Bolsonaro com pastores envolvidos em esquemas de corrupção no MEC.
O veto também ocorreu no Exército Brasileiro, como no processo administrativo onde a corporação inocentou o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello de participar de atos políticos com Bolsonaro.
Numa entrevista a uma rádio de Piracicaba na quarta-feira (29), Lula anunciou formalmente que haverá um decreto presidencial para revogar os decretos bolsonaristas: “É uma coisa que nós vamos ter que fazer: um decreto, um revogaço desse sigilo que o Bolsonaro está criando para defender os seus amigos”. Dois dias depois, Lula foi ainda mais específico e indicou em entrevista à Rádio Metrópole de Salvador (BA) quando acontecerá: “Vai ter um revogaço no meu primeiro dia de governo”.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Bolsonaro sente o baque da “Carta pela democracia” e reage na madrugada
Segundo o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), em entrevista ao programa Fórum Café, na quarta-feira, “vai mudar o sinal e onde se lê ‘nada’ deve-se ler ‘tudo’. Tudo será investigado com a quebra dos sigilos escandalosos”