em Política

Mesa Diretora da Câmara cassa Deltan Dallagnol

06/06/2023

A mesa diretora da Câmara dos Deputados confirmou decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar Deltan Dallagnol (PODEMOS -PR).

Dallagnol foi oficialmente cassado nessa terça-feira (06), pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que confirmou decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte eleitoral decidiu pela cassação do parlamentar bolsonarista no dia 16 de maio. 

 Ele cometeu irregularidade ao pedir exoneração do cargo de procurador da República enquanto ainda era alvo de procedimentos no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 

ARTIGOS RELACIONADOS:

A prisão de Moro pode está mais perto do que se imagina, diz jurista

Procuradores da Lava Jato de se dizem “arrependidos” de apoio a Bolsonaro

Voz da gravação que Moro entregou ao TRF4 não é do juiz Appio, diz parecer

Comitê da ONU conclui que Lula foi vítima de julgamento político parcial de Moro

 

A Lei da Ficha Limpa não permite candidatura de quem abandona cargos no Judiciário e Ministério Público, enquanto ainda tem pendências a serem analisadas.

“A Câmara observou apenas se foram cumpridas as formalidades legais. O mérito foi julgado pelo tribunal, foi um ato declaratório”, afirmou o deputado federal Luciano Bivar (União-PE), um dos quatro secretários do órgão.

Agora, segundo regimento interno da Câmara, a Mesa Diretora terá até 48 horas para convocar o suplente de Deltan. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) anunciou que a vaga será ocupada por Itamar Paim (PL-PR).

Até o presidente do PL, partido de Bolsonaro, afirmou que tanto Deltan e Moro se excederam e iriam pagar um preço bem caro pelo o que fizeram, sinalizando que a própria direita prepara-se para abandonar o seu apoio para aqueles que prenderam Lula e facilitaram a eleição e chegada ao poder de Bolsonaro e a extrema-direita em 2018.

ENTRE EM NOSSO CANAL NO TELEGRAM E RECEBA NOTÍCIAS

Os comentários estão desativados.