em Internacional

OTAN recua e afirma que não enviará tropas a Ucrânia

24/02/2022

A OTAN ( Organização do Atlântico Norte) afirmou nessa quinta-feira (24) que não irá enviar tropas para a Ucrânia. De acordo com posicionamento oficial, a OTAN não tem tropas em território ucraniano e nem tem pretensões (até o momento) de enviar tropas.

A ofensiva russa em território ucraniano, no que Putin chamou de “operação militar especial”, até o momento já teria neutralizado mais de 70 infraestruturas militar na Ucrânia.

A posição da OTAN contudo será a de não enviar tropas á Ucrânia e desencadear o que poderá ser um conflito de proporções internacionais. A posição foi confirmado pelo secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg.

“Já aumentamos e estamos aumentando a presença de tropas da Otan na parte leste da aliança. “Não temos tropas da Otan na Ucrânia e não temos planos de enviar tropas da Otan para a Ucrânia”, afirmou Stoltenberg.

De acordo com a posição da aliança militar a Rússia deverá ter imensa perda “política e econômica” com o que ele qualificou como invasão a Ucrânia.

A invasão russa, no entanto, não vai ficar sem resposta. “Instamos a Rússia nos termos mais fortes a abandonar o caminho de violência e agressão que escolheu. Os líderes da Rússia devem assumir total responsabilidade pelas consequências de suas ações. A Rússia pagará um preço econômico e político muito alto”, completou o secretário-geral da OTAN.

Líderes da organização participarão na sexta-feira 25 de uma reunião de cúpula por videoconferência para discutir as ações militares.

Otan informou em um comunicado que os Estados membros decidiram adotar “passos adicionais” para reforçar “a defesa em toda a aliança”.

“Nossas medidas são preventivas, proporcionais e não devem provocar uma escalada”, afirma o texto.

   

APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:

 
   

PIX para doações: [email protected]

LEIA TAMBÉM:

Putin anuncia operação militar especial em Donbass/Ucrânia

Os comentários estão desativados.