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Pesquisa: Lula supera Bolsonaro em popularidade digital

22/05/2021

Nova pesquisa está apontando o que já estamos notando nas pesquisas eleitorais de voto, o ex-presidente Lula superou Jair Bolsonaro em popularidade digital. Dados do Índice de Popularidade Digital, elaborado pela Quaest Consultoria, mostram o crescimento de Lula também nessa área que o bolsonarismo dominava.

A liderança do ex-presidente Lula (PT), que está na frente das pesquisas eleitorais, agora também está vencendo a disputa e guerra das redes sociais, de acordo com nova pesquisa da Quaest Consultoria, divulgada na VEJA.

De acordo com ranking diário, feito diariamente pela Quaest Consultoria, batizado de Índice de Popularidade Digital (IDP), Lula superou Bolsonaro no dia 18 de maio, enquanto Ernesto Araújo prestou depoimento na CPI da Pandemia.

No dia 11 de maio, durante depoimento do ex-Secom Fabio Wajngarten, Bolsonaro estava com 83,38 pontos e Lula com 57,35. Sete dias depois, o petista bateu 73,52 contra 72,89 do atual presidente.

Um dia depois no depoimento de Eduardo Pazuello, o ex-presidente continuou na frente de Bolsonaro e com uma vantagem maior.

“Lula continua sendo o candidato de oposição com melhor desempenho digital entre os concorrentes porque seu legado econômico foi forte, variável definitiva nas eleições presidenciais”, disse o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, ao site da revista Veja, que divulgou os dados neste sábado (22).

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Metodologia da Pesquisa

O estudo coletou dados em redes sociais e buscadores, como Twitter, Instagram e Google Search — e leva em consideração indicadores como número de seguidores, capacidade de promover engajamento e quantidade de reações positivas às mensagens postadas.

Lula só havia desbancado Bolsonaro anteriormente em Março desse ano, naquele momento o país estava batendo recorde de mortes por Covid-19 e falta de pagamento do auxílio-emergencial.

De acordo com a avaliação da Consultoria Quaest, foi decisivo para Jair Bolsonaro em 2018, para eleger-se o “garimpo” de votos que fez nas redes sociais para coletar votos. Naquela época sem muito de televisão, o bolsonarismo ganhou força nas redes sociais, surfando ainda no antipetismo.

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Felipe Neto um dos influenciadores que se posicionou contra Bolsonaro 

A oposição só veio a ter força a partir do ano de 2020, isso porque influenciadores digitais se posicionaram contra Bolsonaro na questão da pandemia e desmatamento da Amazônia. Erro que o ex-presidente Lula não quer que o PT repita como fez em 2018.

Lula quer reforçar a presença do PT e da oposição nas redes sociais, desde já.

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