PF prende suspeito de organizar ataque hacker as eleições
28/11/2020
De acordo com informações preliminares adiantadas pela CNN Brasil, a Polícia Federal prendeu hoje (28) o suspeito de organizar ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no primeiro turno das eleições municipais, detalhes a seguir:
A Polícia Federal finalmente conseguiu localizar e prender o hacker que atacou o Tribunal Superior Eleitoral, contudo a prisão foi realizada fora do Brasil.
De acordo com informações da CNN Brasil, o hacker teria sido preso nesse sábado em Portugal.
Além disso houve busca e apreensões estão sendo feitos aqui no Brasil.
Nessa semana, o grupo hacker português conhecido como CyberTeam, assumiu a autoria de vazamento de dados privados e de ataques ao Tribunal Superior Eleitoral, durante as eleições municipais.
O grupo seria liderado por um hacker conhecido como Zambyrus.
De acordo com informações do UOL, o grupo hacker atacou cerca de 61 páginas com domínio “.br”. A invasão do site do Ministério da Saúde, também foi assumida pelo grupo hacker.
Ataques iniciaram antes do Primeiro turno
Os ataques teriam iniciado antes do primeiro turno das eleições municipais. De acordo com investigações, os ataques teriam começado no dia 1 de setembro, porém sem precisão nas datas.
O Ministro Luis Roberto Barroso, suspeita de motivação política no ataque para tirar a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro.
Apesar de ter sido alvo de ataques, o ataque não apresentou risco ao sistema de votação eletrônica e foi logo anulado.