Preço das carnes cai mais 9 % em 2023, no 1º ano do governo Lula
28/12/2023
Os efeitos do governo Lula já podem ser sentidos na mesa do brasileiro. Agora o churrasco da família brasileira está mais barato, os sinais que a economia brasileira alçam voo não podem ser mais negados.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), divulgado antes do indicador utilizado como referência para a meta de inflação, aumentou 0,40 por cento em Dezembro devido ao forte aumento das viagens aéreas. Por outro lado, os preços da carne registaram uma queda notável durante 2023, segundo a revista Exame.
Contudo, a inflação esse ano ficou em torno de 4,72%, um dos menores índices em anos.
Os alimentos na mesa dos brasileiros recuaram de preço em 0,8%, entre os alimentos que mais tiveram queda, destacam-se as carnes, com redução média de 9%.
A picanha, por exemplo, teve queda de 9,49%, enquanto a alcatra registrou uma redução ainda mais significativa, alcançando 9,93%.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Javier Milei libera trabalhador argentino para receber salário em carne, banana ou bitcoin
Milei faz com que pão, gasolina, passagem de ônibus e streaming disparem na Argentina
Outros cortes como o Filé-Mignon teve redução média de 12,13%, a costela na brasa caiu 12,41%.
No primeiro ano do governo Lula já é possível notar a mudança no rumo da economia brasileira, além de melhora no poder de compra do brasileiro.