PSOL anuncia apoio a Lula no 1º turno
30/04/2022
A chapa de Lula (PT) vem crescendo e mostrando unidade que será feita para enfrentar Jair Bolsonaro (PL). Tendo o vice, como seu antigo adversário político, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), agora Lula agrega aqueles que se separaram do PT em 2004 e formaram um novo partido, o PSOL.
Depois do PSB, Rede, agora é a vez do PSOL, anunciar apoio a candidatura do ex-presidente Lula (PT), formando um verdadeiro bloco progressista, agregando partidos de centro-esquerda e esquerda na chapa de Lula.
A decisão do PSOL, foi tomada e aprovada nesse sábado (30). Por 35 votos 25, o partido decidiu pelo apoio apresentando, em contrapartida, propostas para o programa de governo do petista.
Entre as sugestões acolhidas estão a revogação da reforma trabalhista e do teto de gastos, bem como a proposição de criar um novo marco fiscal.
Essa é a primeira vez que o PSol, desde que foi criado em 2004, apoia o PT desde o primeiro turno e decide não lançar candidato próprio ao Planalto. A sigla já lançou Heloísa Helena na disputa presidencial de 2006, Plínio de Arruda Sampaio em 2010, Luciana Genro em 2014 e Guilherme Boulos em 2014.
Grande dia! PSOL acaba de aprovar apoio a Lula no 1º turno. União para derrotar o miliciano e voltar a respirar no país!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) April 30, 2022
O presidente nacional do PSol, Juliano Medeiros, afirmou: “A união da esquerda em torno da candidatura de Lula é sem dúvida a melhor tática para derrotar Bolsonaro. Estamos felizes e esperançosos com essa decisão. Na semana que vem já iniciaremos as conversas para participar do conselho político da campanha e da coordenação do programa de governo”.
É um importante passo na direção de uma chapa nacional anti-bolsonarista e com força e coesão política e ideológica.
Além disso com capilaridade social.
APOIE e DOE:
LEIA TAMBÉM:
Lula vai a periferia de SP e bate duro na inflação de Bolsonaro
VÍDEO: Jornalista expõe o desastre do governo Bolsonaro para calar o golpismo