The Economist prevê o fim do bolsonarismo no Brasil
27/11/2020
O jornal britânico The Economist prevê uma grande mudança política e hecatombe para o bolsonarismo no Brasil. De acordo com a análise/ previsão de uma das mais influentes publicações do mundo econômico, o bolsonarismo está definhando e encontrará seu fim em breve.
Os dias do bolsonarismo estão contados, é o que prevê a revista britânica The Economist, de acordo com a análise deles o reflexo já está sendo percebido.
De acordo com o jornal, após derrotas acachapantes nas eleições municipais e também a derrota de Donald Trump nos EUA, já são prenúncios significativos do que aguarda o bolsonarismo em 2022 no Brasil.
Apesar de considerar que a chegada de Bolsonaro ao poder “foi, de certa forma, uma aberração”, a revista britânica ressalta que “mesmo assim, seria um erro descartar suas chances de um segundo mandato”.
Por que o Bolsonarismo vai definhar?
No texto, a revista britânica diz que “Bolsonaro despreza a democracia e seus controles e equilíbrios, encheu seu governo de militares, diz coisas ofensivas sobre gays, feministas e negros brasileiros, favorece a posse de armas e menospreza tanto o Covid-19 quanto a mudança climática”. “Como presidente, Bolsonaro fortaleceu ideólogos de extrema direita, perseguiu a polarização e quase se autodestruiu. Seis meses atrás, em meio ao aumento da tensão causada pela pandemia, acusações de corrupção contra um de seus filhos e ameaças de impeachment, ele quase ordenou às Forças Armadas o fechamento do Supremo Tribunal Federal”, destaca a reportagem.
Além disso, a revista diz que uma das maneiras de Bolsonaro ter chances de ter um segundo mandato é selando uma aliança com o centrão político. Porém isso teria um custo político, que o tornaria menos “anti-stabilishment” e seu discurso “contra corrupção e contra a classe política” não teria efeito.
O jornalista Florestan Fernandes, prevê que o clã Bolsonaro poderá ser literalmente sair algemado do poder.
Seja um apoiador do nosso site, contribua pelo Paypal
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp