em Seus direitos

Vai viajar para outro país? Conheça o programa do SUS que vai te ajudar.

16/09/2023

O Sistema Único de Saúde (SUS) é tão grande e completo, que poucas pessoas sabem de direitos e programas que estão disponíveis aos brasileiros. Um deles é um programa que oferece a viajantes brasileiros que vão para o exterior, vacinas e remédios para viajar no exterior, sem gastar nada com esses itens de saúde.

Brasileiros que vão viajar para o exterior, sabem das dificuldades em manter o cartão de vacina em dia, para vacinas que são adequadas para entrada em determinado país.

As vacinas obrigatórias para viajar para outros países são um aspecto importante das regulamentações de saúde internacional. Elas são implementadas para proteger tanto os viajantes quanto as populações locais contra doenças contagiosas que podem ser transmitidas de uma região para outra.

Dito isso, é sempre importante quem vai fazer sua ”trip” para o exterior, se programar e conhecer um programa do SUS, que garante sua imunização para viajar tranquilamente para países onde os hábitos, clima, higiene, entre outros são diferentes do Brasil.

Pouca gente conhece, mas existe um programa do SUS para quem vai viajar para o exterior e chama-se MEDICINA DO VIAJANTE.  No programa você pode dicas práticas e informações essenciais que vão ajudar a proteger a sua saúde em um país estrangeiro, com sistema de saúde e hábitos, culinárias diferentes do Brasil.

VEJA UM RESUMO DO PROGRAMA:

Aqui estão alguns pontos-chave relacionados às vacinas obrigatórias para viajar para outros países:

Diferenças Regionais: Cada país tem o direito de determinar quais vacinas são obrigatórias para a entrada de estrangeiros. Portanto, as exigências de vacinação podem variar significativamente de um destino para outro. Alguns países podem exigir apenas vacinas básicas, como tétano e difteria, enquanto outros podem exigir imunizações específicas para doenças endêmicas em sua região.

Vacinação para Doenças Endêmicas: Em alguns casos, os países podem exigir vacinas específicas para doenças endêmicas em sua área geográfica. Por exemplo, países da África subsaariana podem exigir a vacina contra a febre amarela, devido à sua prevalência nessa região.

Acordos Internacionais: Algumas regulamentações de vacinação são estabelecidas com base em acordos internacionais. O Regulamento Sanitário Internacional (RSI), da Organização Mundial da Saúde (OMS), é um exemplo. Ele pode influenciar as políticas de vacinação em nível global.

ARTIGOS RELACIONADOS:

CGU acha distorção de quase R$ 16 bilhões no Ministério da Saúde de Bolsonaro

Militares queriam o poder até 2035 e o fim da gratuidade no SUS

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP): Para comprovar que você recebeu as vacinas obrigatórias, muitos países aceitam o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), também conhecido como Carteira Internacional de Vacinação. Este documento registra as vacinas que você recebeu e pode ser solicitado na entrada de alguns países. Essa última você pode entrar no site do governo federal para poder saber como tirar.

COMO MARCAR ATENDIMENTO ?

Dependendo do estado em que você se encontra, o atendimento deve ser feito por e-mail ou pela secretária de saúde estadual.

No Rio de Janeiro, por exemplo, a FIOCRUZ oferece esse atendimento. Já em São Paulo, o hospital Emílio Ribas é referência nesse atendimento, ou também nos endereços e telefones abaixo:

Núcleo de Medicina do Viajante
Instituto de Infectologia Emílio Ribas

Marcação de Consultas
Tel.: 55 11 3896-1366
e-mail: [email protected]

Ambulatório dos Viajantes
Hospital de Clínicas da USP

Tel.: 55 11 2661-6392 Prédio dos Ambulatórios ¿ 4º andar – sala 8
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, Cerqueira César – São Paulo – Capital
Aberto das 8h às 16h. Emergência 24h

Ambulatório de Medicina do Viajante
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Rua Borges Lagoa, 770 Vila Clementino
Tel.: 55 11 5084-5005
Horário de Atendimento: segunda a sexta das 13h30 às 17h.

ENTRE EM NOSSO CANAL NO TELEGRAM E RECEBA NOTÍCIAS

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:

Os comentários estão desativados.