VÍDEO: Deputado bolsonarista exalta avô que lutou em Exército de Hitler
18/05/2023
O Bolsonarismo saiu da toca e mostrou para o que veio e o que de fato acredita e gosta. Um deputado bolsonarista exaltou a participação do seu avô em exército de Hitler, que lutou contra a URSS e aliados na Segunda Guerra Mundial.
O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) relembrou e exaltou na Tribuna da Câmara dos Deputados, a participação do seu avô na Segunda Guerra Mundial, ao lado do exército nazista de Hitler. O avô do deputado bolsonarista foi combatente da Wafen-SS de Hitler.
”Meu avô Bohdan, aos 20 anos de idade, lutou uma guerra mundial para libertar a Ucrânia das garras do comunismo. E hoje, como deputado federal, ao lado de meus irmãos, luto contra a instalação de um regime comunista no Brasil. A história é implacável”.
A Wafen SS, era comandada por Heinrich Himmler, que era um grupo de elite, independente do exército alemão. A SS também era um dos braços que vigiava campos de concentração, onde foi cometido toda crueldade e assassinatos em massa de etnias, povos.
Quem fez esse poster conseguiu acertar a previsão de quase 70 anos depois os ucrânianos usaram o nacionalismo ucraniano, para um golpe de estado no país e reabilitar novamente o nazifascismo no país. https://t.co/bhBMP3fYLg
— David Silva (@1996DavidSilva) May 18, 2023
Bohdan foi voluntário da Waffen-SS, exército pessoal do ditador alemão Adolf Hitler, fato conhecido e divulgado pelo parlamentar em suas redes sociais.
— Central da Política (@centralpolitcs) May 18, 2023
A declaração de Bilynskyj foi repudiada pelo Instituto Brasil-Israel, uma das instituições de representação da comunidade judaica no país.
ARTIGOS RELACIONADOS:
“Quando você se orgulha do seu avô ter lutado contra invasão russa soviética durante a Segunda Guerra Mundial, você coloca como elemento de contraponto o nazismo. Ou seja: se a ideia é lutar contra a invasão russa, a outra invasão possível é mais palatável”, disse o historiador e sociólogo Michel Gherman, assessor acadêmico do Instituto Brasil-Israel.
“Seu avô lutou ao lado dos nazistas que massacraram, no território ucraniano inclusive, a família do meu avô. Foram responsáveis, no território inclusive, pelo massacre de judeus na Operação Barbarossa com as deportações aos campos de extermínio. É esse o motivo de seu orgulho, deputado Bilynskyj?”, questionou o historiador.
Gherman ainda ressaltou que “quando há nazismo e outro lado, qualquer que seja, a comparação não é possível, já que o nazismo é o mal absoluto”.
•