em Vídeo

VÍDEO: Papa:“Quando pergunto por que eles são pobres, chamam-me comunista”

24/12/2020

O Papa Francisco citou frase de clérigo brasileiro, Dom Helder Câmara, ao fazer um discurso para os membros da Curia Romana.  Francisco lembrou um dos principais ensinamentos de Cristo e rememorou o clérigo brasileiro, que questionava “Por que eles são pobres” e na qual era acusado pela elite mais conservadora e reacionária do país, de “Comunista”.




O Papa Francisco conhecido por suas posições mais progressistas e avançadas, rememorou o clérigo brasileiro, Dom Helder Câmara, conhecido por seu trabalho em prol das causas sociais e dos pobres.

Foi durante mensagem de Natal, que o Papa disse preferir estar ao lado dos pobres e citou o clérigo brasileiro.




Em uma de suas frases famosas, Dom Hélder disse: “Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo; quando pergunto por que eles são pobres, chamam-me de comunista”.
 

LEIA TAMBÉM:

 

Papa sugere que é ‘melhor ser ateu do que católico hipócrita’

Papa Francisco: “O meu jejum ajudará os outros? Se não, é fingido e incoerente”

Papa critica os hipócritas “falam de paz e vendem arma”
 

“Me vem à mente o que dizia aquele santo bispo brasileiro”, falou Francisco na segunda-feira (21), em reunião com a Curia Romana.



Dom Helder Câmara era chamado de “Arcebispo Vermelho” e foi acusado de ser comunista pelos militares, na época da Ditadura Militar, chegando inclusive a ser perseguido pelos mesmos.

Coordenou os círculos operários cristãos e liderou a Juventude Operária Católica. Fundou, em 1933, a Sindicalização Operária Feminina, que lutava por direitos de empregadas domésticas e lavadeiras.

Dom Helder se tornou Bispo aos 43 anos em 1952, onde no mesmo ano com autorização do Vaticano criou a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil , CNBB.

Com informações do Valor Econômico
Veja o que disse o Papa em reunião com a Curia Romana:


Seja um apoiador do nosso site, contribua pelo Paypal
 
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

 

Os comentários estão desativados.