em Denúncias

55% das publicações pró-Bolsonaro são feitas por robôs

55% das publicações pró-Bolsonaro, analisadas nos últimos dias, foram feitas por robôs.  É o que indica o estudo de uma universidade federal, se tirarem os robôs e bots o que sobrará para Bolsonaro? Reportagem mostra a influência dos robôs para subir pautas favoráveis a Jair Bolsonaro e tags.

Publicidade





.No dia 15 de março, foram analisadas publicações, perfis, tags. Usadas para homenagear Bolsonaro  e o resultado, confirma suspeitas.

Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP) divulgados no jornal Valor Econômico, mostram a influência dos robôs e bots pró-Bolsonaro.

Publicidade





Resultado: 55% das publicações pró-Bolsonaro, são feitas por robôs.

Ou seja tirando os 55% das publicações pró-Bolsonaro, só resta ao presidente, 45% de engajamento orgânico.

A pesquisa identificou 23,5 mil  usuários não humanos e a favor do presidente em um universo de 66 mil usuários, que publicaram a hashtag #Bolsonaroday.

Publicidade



O estudo identificou um verdadeiro exército de robôs, bots criados para alimentar pautas de quem os comanda, no caso pautas pró-Bolsonaro. Ou usados para atacar opositores a Bolsonaro.

Pode te interessar: Notícia de 2011 foi usada para favorecer Bolsonaro nas redes

O estudo analisou cerca de 1,2 milhões de tuítes a favor de Bolsonaro.

 

 

 Em azul estão as hashtags de compartilhamento constante ao longo dos meses. Em
vermelho, as postagens específicas da campanha que se inicia no 15M. No caso da
campanha constante, as referências ao Congresso são menos expressivas do que
aquelas que tratam do Supremo Tribunal Federal.

Ontem uma pesquisa e estudo, mostrou que Bolsonaro tem uma rejeição de 80% nas redes sociais. Dados da Consultoria Qaest e FGV DAPP.

LEIA TAMBÉM: Robôs não dão conta: Protesto bolsonarista murcha nas redes sociais

A pesquisa da UFRJ e FesSP, mostra que os robôs influenciam o debate público e a atenção dos usuários, criando uma opinião pública artificial.

Entre no nosso canal de Telegram e receba nossos conteúdos por lá

Por meio de um software chamado Gotcha, as professoras Rose Marie Santini, da UFRJ, e Isabela Kalil, da Fesp, identificaram que robôs responderam por 55% dos 1,2 milhão de posts com a expressão #BolsonaroDay para apoiar o presidente em 15 de março.

Veja a pesquisa completa aqui.


Os comentários estão desativados.