CPI da Covid confirma Renan Calheiros relator e Omar Aziz presidente
27/04/2021
O pior cenário para o governo Jair Bolsonaro se formou, agora a CPI da Covid-19 não só foi aprovada como também confirmou o senador Renan Calheiros (MDB-AL) como relator, logo após liminar de juiz de primeira instância cair e Omar Aziz (PSD-AM) como presidente. Mesmo com bolsonaristas tentando obstruir, o cenário está bem negativo ao governo .
Apesar de bolsonaristas terem manobrado para impedir Renan Calheiros (MDB-AL) como relator e Omar Aziz(PSD-AM) como presidente da CPI, eles foram eleitos e prometem uma devassa e investigação meticulosa contra o governo.
Receba nossas notícias pelo Whatsapp
Aziz teve 8 votos contra 3 de Eduardo Girão (Podemos-CE). O vice-presidente da CPI será o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento para criação da CPI. “Vamos buscar a verdade, seja contra quem for”, afirmou o senador do PSD.
Logo após o início da sessão de instalação da CPI, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) informou que o desembargador Francisco de Assis Betti, presidente em exercício do TRF-1, havia derrubado uma liminar que impedia que o Renan assumisse a relatoria do colegiado, o que frustrou a manobra da base governista que não desejava que o emedebista ficasse com o cargo.
“Há uma ameaça real de virarmos um apartheid sanitário mundial. Não é admissível que, diante dessa tragédia, deixemos de apontar os responsáveis. Eles existem e transitam entre nós, buscando uma invisibilidade e terceirização impossíveis” – @renancalheiros na #CPIdaPandemia pic.twitter.com/vlL2H6zVXm
— Jeff Nascimento (@jnascim) April 27, 2021
LEIA TAMBÉM:
Pazuello é flagrado sem máscara em Shopping em Manaus/Amazonas
CPI do Genocídio irá investigar fake news bolsonaristas na pandemia
Um dos principais comandantes do centrão, Ciro Nogueira (PP-PI), também pediu que os trabalhos fossem suspensos alegando que alguns membros da CPI da Covid também integram outras comissões parlamentares de inquérito. A alegação de que a situação feria o regimento interno da Casa não foi aceita pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), que comandou a sessão.
Flávio Bolsonaro alegou até “risco a saúde” e que poderiam haver “morte” de senadores e funcionários.
Flávio Bolsonaro indignado com a abertura da CPI, que pode colocar em risco os senadores por conta de possíveis sessões presenciais. Mas não são os Bolsonaro que se colocam contra o isolamento e a favor da volta ao trabalho? Não entendi. pic.twitter.com/B8vMD1Kzme
— Mariliz Pereira Jorge 🇧🇷 (@marilizpj) April 27, 2021