Lula alerta: Privatização da Eletrobrás deixará luz mais cara
18/05/2022
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a privatização da Eletrobrás, coisa que o governo Bolsonaro queria muito para agradar acionistas e aliados. O ex-presidente Lula (PT) alerta que isso encarecerá ainda mais a luz, os custos de produção para indústria e deve criar uma cadeia de inflação e custo de vida alto.
O ex-presidente Lula (PT) denunciou na manhã dessa quarta-feira (18), que a privatização da Eletrobrás, pode criar um efeito em cadeia, deixando a luz mais cara, o custo de produção de nossa indústria maior, o custo da produção de alimentos, entre outros, o que deve criar uma inflação em cadeia.
O resultado será tanto uma luz mais cara, quanto também alimentos e outros produtos mais caros, coroando ainda mais o sofrimento dos pobres e classe média.
Bolsonaro e Guedes parecem se importar apenas com o lucro dos acionistas da Petrobrás e agora daqueles que querem comprar a Eletrobrás, a preço de banana, o que de fato é perceptível.
O Tribunal de Contas da União (TCU) votou como queria o governo Bolsonaro, aprovando a privatização da Eletrobrás, o governo Bolsonaro quer entrega-la no dia 9 de junho.
“Sem uma Eletrobrás pública, o Brasil perde boa parte da sua soberania e segurança energética. As contas de luz devem ficar ainda mais caras. Só que quem não sabe governar tenta vender empresas estratégicas, ainda mais correndo para vender em liquidação.#LuzParaPoucos”, escreveu Lula através de seu perfil no Twitter.
Sem uma Eletrobrás pública, o Brasil perde boa parte da sua soberania e segurança energética. As contas de luz devem ficar ainda mais caras. Só que quem não sabe governar tenta vender empresas estratégicas, ainda mais correndo para vender em liquidação. #LuzParaPoucos
— Lula (@LulaOficial) May 18, 2022
A privatização da Eletrobras é uma das propostas do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. Ele se reuniu entre segunda (16) e terça-feira (17) com seis dos oitos ministros do TCU que votaram na venda. O julgamento se iniciou em 20 de abril.
NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS, a entrega da estatal é um enorme retrocesso para o país. A perda parte da geração da nossa matriz energética vai impactar diretamente na vida do povo, que terá sua tarifa de energia elétrica ainda mais cara. #18MEletrobrasPublica
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) May 18, 2022
Os ministros do TCU retomam a votação sobre o processo de privatização da Eletrobras nesta quarta-feira (18). Na sessão, a corte pode autorizar a venda da estatal à iniciativa privada. #18MEletrobrasPública pic.twitter.com/rRtfBFGkT5
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) May 18, 2022
A Eletrobras é essencial para a agricultura familiar brasileira, que responde por mais de 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas #18MEletrobrasPública
— Federação Única dos Petroleiros (@FUP_Brasil) May 18, 2022
DOE e COLABORE AQUI:
ARTIGOS RELACIONADOS:
VÍDEO: Campanha ”Bolsocaro” toma as ruas de SP e da 25 de março
VÍDEO: Em Sergipe, Bolsonaro ouve gritos a favor de Lula