em Análise

Como o Brasil está se beneficiando da guerra comercial de Trump

04/04/2025

O Brasil está tendo uma oportunidade ímpar com a guerra comercial de Trump contra a China e outros países, como o Brasil está tendo benefícios com isso, tanto que jornal norte-americano já afirmou que o nosso país e o governo Lula podem tirar vantagem disso, entenda o porquê.

Enquanto EUA e China travam uma guerra comercial histórica, o Brasil surge como um dos grandes vencedores silenciosos. Um recente artigo do The Wall Street Journal destacou: “O Brasil está colhendo os frutos da disputa entre Trump e Pequim”.

Apesar do lobby bolsonarista para o governo Trump agir contra Moraes e Lula, o Brasil está ganhando espaço e tirando vantagem da guerra comercial entre EUA e China.

Mas como exatamente o país está se beneficiando? E por que o governo Lula pode transformar essa oportunidade em ganhos bilionários?

📈 Por Que a Guerra Trump x China Beneficia o Brasil?

Brasil e China: como anda a relação comercial? | Wilson Sons

1. Soja e Carne: Ouro Brasileiro na Guerra Comercial

Agronegócio no Brasil: entenda sua importância para o país

Quando Trump impôs tarifas de 34% sobre produtos chineses, os EUA perderam espaço no maior mercado consumidor do mundo. Resultado? A China virou-se para o Brasil.

  • Dados explosivos:
    • As exportações de soja brasileira para a China aumentaram 28% desde 2018.
    • A carne bovina brasileira bateu recorde em 2023, com a China comprando 40% da produção.

“Importadores chineses já estão estocando soja brasileira enquanto Pequim retalia contra as tarifas do presidente Trump com taxas sobre produtos agrícolas dos EUA. Fornecedores brasileiros de itens que vão do algodão ao frango apostam no aumento da demanda chinesa”, escreve o jornal The Washington Post no artigo. “Novas tarifas dos EUA poderiam afetar o Brasil, quando Trump deve impor tarifas adicionais sobre muitas importações americanas. No entanto, é provável que a China enfrente tarifas ainda maiores, dando aos produtos brasileiros uma vantagem relativa.” diz o artigo.

Trump taxou os produtos brasileiros em 10% e impôs pesadas tarifas de 34% sobre a China, que retaliou com a mesma taxação (34%) sobre produtos americanos.

Com as novas tarifas de Trump, o Brasil acaba por se beneficiar.

COMO O BRASIL VAI SE BENEFICIAR DAS TAXAS DE TRUMP?

Imagem gerada por Inteligência Artificial

Entre os cenários traçados por especialistas, a guerra comercial entre China e EUA vai beneficiar o Agronegócio brasileiro em primeiro lugar.

“O Brasil ‘disputa’ com os EUA o mercado global de alguns produtos, que podem ser favorecidos diante da migração de parte da demanda chinesa que antes era suprida pelos americanos. Neste cenário, somos beneficiados em termos de volume, não de preço”, explicou Felippe Serigati, pesquisador do FGV Agro, que foi ouvido pela CNN BRASIL.

ATÉ O GLOBO VIU: O BRASIL VAI SE BENEFICIAR DA GUERRA COMERCIAL DE TRUMP

De acordo com o editorial do Jornal O Globo, as tarifas de Trump contra países asiáticos, entre eles China e Vietnã podem beneficiar outro setor da economia brasileira…

O setor de calçados.

Haroldo Ferreira, presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados disse ser real a chance de a indústria calçadista aumentar exportações diante da perda de competitividade dos asiáticos.

Além disso, concorremos diretamente com o agronegócio estadunidense, que deve perder bilhões de dólares com a retaliação chinesa de taxar em 34% os produtos norte-americanos, anunciada nessa sexta-feira (04). A China deverá comprar mais de nosso agronegócio.

“O Brasil será de longe o principal beneficiário, o maior fornecedor que pode substituir a soja dos EUA para a China. Mas outros também poderão se beneficiar, inclusive a Argentina e o Paraguai. Com relação ao trigo, a Austrália e a Argentina devem se beneficiar”, disse Carlos Mera, chefe de Pesquisa de Mercado Agrícola do Rabobank ao Infomoney.

🎯 Conclusão: O Brasil Deve Agir Agora

Diante da guerra comercial entre Trump, China e outros países, o Brasil deve aproveitar o momento de incertezas globais e levar seus produtos e empresas para o mundo e fortalecer o multilateralismo.

Você acha que Lula faz certo e poderá aproveitar essa oportunidade?

SIGA NOSSAS REDES:

Receba as notícias mais importantes diretamente no Telegram!

Junte-se ao nosso canal Falando Verdades e receba atualizações exclusivas antes de todo mundo.

Entrar no Canal
+500 membros Notícias em tempo real
Conteúdo exclusivo
Sem spam ou fake news
Análises aprofundadas

Os comentários estão desativados.