Relatório da OEA frustra extrema-direita e é balde de água fria em anistia

14/05/2025
O relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a que a extrema-direita chamou de ”censura” do STF foi extremamente ruim para o bolsonarismo e enterrou a narrativa que eles estavam sendo perseguidos.
O relatório da OEA que era a ”grande esperança” do bolsonarismo sobre uma suposta ”censura do STF” contra a extrema-direita foi um fiasco para Bolsonaro, para a pauta de anistia e os palhaços da extrema-direita.
A Organização dos Estados Americanos (OEA) não validou as acusações do bolsonarismo sobre perseguição e censura a aliados de Bolsonaro. Ao contrário, o relatório terminou criticamente duramente Nikolas Ferreira (PL-MG), por usar peruca e ridicularizar pessoas trans.
O documento, que era tão aguardado pelos aliados de Jair Bolsonaro, evitou ataques diretos ao Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar de citar casos como a suspensão da rede X (antigo Twitter) por determinação judicial e as limitações impostas a Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente, o texto não faz nenhuma condenação explícita à atuação da Justiça brasileira. Com isso, desmonta o discurso de “censura” que vinha sendo propagado pela extrema direita.
Uma preocupação adicional foi a repressão policial contra jovens que se manifestavam contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo. A CIDH questiona a inclusão desses manifestantes em delitos graves, como associação criminosa e tentativa de supressão do Estado Democrático de Direito, demonstrando uma vigilância constante sobre abusos de autoridade.
O documento desmente a crença dos bolsonaristas de que a OEA validaria seu discurso golpista contra as instituições democráticas do Brasil. O relator Pedro Vaca, que visitou o Brasil em fevereiro, não só desprezou as loucuras da direita, mas também enfatizou a importância de respeitar as decisões judiciais soberanas.
Com isso o bolsonarismo vai ter um banho de água fria contra a sua pauta da Anistia.
O relatório da OEA ainda será tornado público mas já há choro e ranger de dente por parte da extrema-direita.
SIGA NOSSAS REDES:Receba as notícias mais importantes diretamente no Telegram!
Junte-se ao nosso canal Falando Verdades e receba atualizações exclusivas antes de todo mundo.