em Geopolítica

Lula manda duro recado a Trump e diz que Brasil não se submete aos EUA

08/07/2025

O presidente Lula respondeu a ingerência de Trump, que saiu em defesa de Jair Bolsonaro afirmando que o ex-presidente é ”perseguido”, mostrando o alinhamento da extrema-direita e como a família Bolsonaro é submissa e representa os interesses dos EUA no Brasil.

Lula reage com tranquilidade às ameaças de Trump: “o mundo mudou, não existe mais imperador e somos países soberanos”, disse o presidente do Brasil durante conferência de imprensa dos Brics, respondendo a Trump que saiu em defesa de Bolsonaro nas redes sociais e contra as instituições brasileiras.

O presidente lembrou que o Brasil é um país soberano e não irá se submeter aos EUA, como querem os ”patriotas” submissos de Trump.

“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, escreveu Lula no X, em resposta a Trump.

Após fazer ameaças aos países que se alinharem às “políticas antiamericanas dos Bric” em meio à reunião de cúpula do bloco sob a presidência de Lula, Trump saiu em defesa de Bolsonaro na sua rede social Social Truth.

Isso tudo ocorre em sincronia com o novo anúncio da parceria entre Brasil e China da construção da megaferrovia que irá cortar o Brasil do Rio de Janeiro até o Acre, ligando também ao porto de Chancay no Peru e deverá facilitar exportações do Brasil para Ásia e as exportações da China para a América Latina em menor tempo pelo Oceano Pacífico.

Isso deverá mudar significativamente a influência geopolítica chinesa no comércio mundial sem a necessidade de passar pelo Canal do Panamá, para cruzar os Oceanos. Isso deve preocupar e muito os EUA.

“Estou assistindo à caça às bruxas de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil, isso se chama eleição. Deixe Bolsonaro em paz”, postou Trump em sua rede social, mostrando que agora aquele que se acha a Polícia do mundo, voltou seus olhos ao Brasil.

SIGA NOSSAS REDES:

Receba as notícias mais importantes diretamente no Telegram!

Junte-se ao nosso canal Falando Verdades e receba atualizações exclusivas antes de todo mundo.

Entrar no Canal
+500 membros Notícias em tempo real
Conteúdo exclusivo
Sem spam ou fake news
Análises aprofundadas

Os comentários estão desativados.