em Economia

Dilma vai presidir Banco dos BRICS, um dos maiores e mais importantes do mundo

24/03/2023

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) vai presidir um dos maiores e mais importantes bancos do mundo, o Banco dos BRICS, banco de importância geopolítica internacional, que pode fazer frente ao poderio e influência norte-americana no mundo. A ex-presidente ficará no cargo até julho de 2025.

Dilma Rousseff, foi eleita a nova presidente do o Novo Banco do Desenvolvimento (NDB) – banco dos Brics. A petista foi indicada por Lula (PT) para substituir Marcos Troyjo, aliado do ex-ministro Paulo Guedes. O banco é um dos mais importantes do mundo, tanto no contexto econômico/financeiro, quanto geopolítico, em momento de tensionamento nas relações China/Rússia x EUA.

A ex-presidente comandará o banco até julho de 2025, a posse está marcada para o próximo dia 29, quarta-feira.

A economista Dilma foi aprovada para o cargo após passar por uma série de sabatinas realizadas por autoridades estrangeiras ao longo do mês anterior. Os votos para sua recomendação foram dados pelo conselho de governadores do banco, formado por ministros do Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul.

Participaram também com votos os novos integrantes do bloco: Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e Uruguai. A aprovação foi dada por unanimidade.

O objetivo do banco é fazer contraponto ao FMI (Fundo Monetário Internacional), que tem sede em Washington D.C (EUA), o banco dos BRICS é o desenvolvimento sustentável em mercados emergentes.

O NDB divulgou nota oficializando a votação de Dilma nesta sexta-feira.

“Em 24 de março de 2023, o Conselho de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) elege por unanimidade H.E. Sra. Dilma Vana Rousseff como Presidente do Banco, com vigência imediata, em total conformidade com o Contrato Social do Novo Banco de Desenvolvimento e os procedimentos de eleição do Presidente.”

A sede do banco fica em Xangai, na China.

ENTRE EM NOSSO CANAL NO TELEGRAM E RECEBA NOTÍCIAS

Os comentários estão desativados.