em Geopolítica

Especialistas alertam que a guerra comercial pode virar 3ª guerra mundial

07/04/2025

A insensatez da extrema-direita norte americana com Donald Trump pode levar o mundo ao colapso e a uma guerra mundial sem precedentes, especialistas alertam que o cenário atual relembra e muito o cenário pré-segunda guerra mundial com grandes mudanças nas estruturas político mundiais. O mundo está a beira de algo grande, um reset ou uma guerra mundial, especialistas comentam o porquê:

Donald Trump está adotando uma política chamada beggar-thy-neighbour“, ou seja, empobrecer seus vizinhos e o que a China chamou de ”Bullying econômico”, colocando pesadas tarifas em países que não se dobram a vontade e interesses norte-americanos.

As ações de Trump de impor pesadas tarifas contra países, principalmente contra a China, podem desencadear um cenário que escalará de guerra comercial para guerra mundial.

🔥 COMO AS COISAS PODEM ESCALAR?

A guerra comercial EUA x China e os impactos no e-commerce global -  E-Commerce Brasil

De acordo com José Luis Oreiro, Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor associado do departamento de economia da Universidade de Brasília (UnB), em matéria na Revista Fórum, o cenário atual com a China retaliando as tarifas de Trump e com Trump escalando ainda mais a guerra comercial, recordam e muito cenários pré-guerra mundial.

“Isso é um retorno às políticas de beggar-thy-neighbour da década de 1930 e a gente sabe como é que isso terminou”, afirmou o economista.

A ideia de empobrecer o vizinho (beggar your neighbour, em tradução livre) surgiu de uma crítica ao mercantilismo feita pelo economista Adam Smith, autor de Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações, amplamente reconhecida como a Bíblia do liberalismo.

“As nações foram ensinadas que seu interesse consiste em empobrecer todos os seus vizinhos, a lançar um olhar invejoso para a riqueza de outras nações”, diz Smith. “O comércio, que deveria ser naturalmente, entre as nações – assim como entre os indivíduos –, um vínculo de união e amizade, tornou-se uma fonte mais fértil de discórdia e animosidade”, segue o economista em sua crítica sobre essa política, que passou a ser adotada nos anos 1930, em meio à Grande Depressão, que antecedeu as duas primeiras guerras mundiais.

📉 TRUMP ESCALA GUERRA COMERCIAL COM A CHINA E PROMETE AINDA MAIS TARIFAS

A mulher que faz Trump tremer. De raiva | VEJA

Nessa segunda-feira (07), Trump escalou mais um passo na guerra comercial com a China e afirmou que se a China não retirar a taxa de retaliação de 34% que impôs sobre produtos americanos, irá taxar os produtos chineses em mais 50%.

A guerra comercial começa a derreter o mercado de ações pelo mundo afora, com bolsas caindo drasticamente nessa segunda-feira (07). Além disso, as empresas norte-americanas de tecnologia tiveram forte queda nas bolsas hoje.

De acordo com Oreiro, a situação mais alarmante reside na China e nos países onde as companhias chinesas – como Vietnã, Camboja, Tailândia, Malásia e México – estabeleceram complexos industriais para suprir o mercado americano, que é o principal consumidor de seus produtos.

Imagem
Trump em sua rede social fala em mais tarifas sobre a China

❌ VEJA AS PERDAS BILIONÁRIAS DAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA AMERICANA:

”A escalada na guerra comercial entre EUA e China pode afetar cadeias globais de produção, elevar preços e pressionar o crescimento mundial. Investidores estão em alerta.” disse o jornalista e professor de relações internacionais, Oliver Stuenkel.

🎯CHINA CONTRA-ATACA COM MEDIDA DURA AOS EUA

Primeiro dia da nova guerra de tarifas entre EUA e China - SWI swissinfo.ch

Além de retaliar com 34% de taxas sobre produtos americanos, a China fez um movimento arriscado, porém que poderá ter sérias consequências para os EUA.

A China disse que irá limitar a exportação de terras raras, nessa segunda-feira (07).

A China restringiu as exportações de sete metais de terras raras essenciais para as indústrias de alta tecnologia.

Atualmente a China lidera o processamento de terras raras, que são extremamente essenciais para a indústria militar norte-americana.

Imagem
China lidera o processamento mundial de terras raras.

– POR QUE A MEDIDA PODE SER DURA PARA OS EUA NO CURTO E MÉDIO PRAZO:

Por fim, as duas potências econômicas também estão em tensionamento militar em relação a Taiwan, onde várias empresas norte-americanas tem sua base de produção de chip de alta tecnologia.

O cenário que virá disso pode ser sombrio, caso a escalada da guerra comercial não tenha uma trégua.

SIGA NOSSAS REDES:

Receba as notícias mais importantes diretamente no Telegram!

Junte-se ao nosso canal Falando Verdades e receba atualizações exclusivas antes de todo mundo.

Entrar no Canal
+500 membros Notícias em tempo real
Conteúdo exclusivo
Sem spam ou fake news
Análises aprofundadas

Os comentários estão desativados.