Esquerda vence na Colômbia e chega ao poder pela 1ª vez no país
19/06/2022
Em uma eleição acirrada, o ex-guerrilheiro, Gustavo Petro, em uma aliança de centro-esquerda, Pacto Histórico, venceu as eleições na Colômbia. Nunca antes na história daquele país, a esquerda teve sequer chances de vencer eleições ou chegou ao poder.
Com votação apertada e disputada, a esquerda venceu as eleições desse domingo (19) na Colômbia, surpreendendo a todos.
Petro, que participou de movimentos guerrilheiros nos anos 1980 e se consolidou como a principal liderança progressista do país nos últimos anos, será o primeiro presidente de esquerda da história do país.
O candidato do Pacto Histórico, Gustavo Petro, derrotou, com 50,88% dos votos, o direitista Rodolfo Hernández, que teve 46,85%, num cenário com 94,57% das urnas apuradas.
🇨🇴 URGENTE: Gustavo Petro, candidato de esquerda da coalizão Pacto Histórico, é eleito presidente da Colômbia. pic.twitter.com/LZTidzn9kj
— Eixo Político (@eixopolitico) June 19, 2022
Algo histórico no país, que tinha tradição de eleger a direita uribista e a extrema-direita. O último grande enclave e feudo norte-americano na América do Sul, enfim, leva a esquerda ao poder.
Depois de quase vinte anos governada pela extrema-direita através do uribismo, a Colômbia elegeu o primeiro presidente de esquerda de sua história.
Acabou. Gustavo Petro é o novo Presidente da Colômbia!!!
— Leonardo Rossatto (@nadanovonofront) June 19, 2022
Pela primeira vez um presidente declaradamente de esquerda vence as eleições colombianas! pic.twitter.com/wsGTrmPSky
Hoy es dia de fiesta para el pueblo. Que festeje la primera victoria popular. Que tantos sufrimientos se amortiguen en la alegria que hoy inunda el corazon de la Patria.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) June 19, 2022
Esta victoria para Dios y para el Pueblo y su historia. Hoy es el dia de las calles y las plazas.
Histórica vitória da esquerda na Colômbia. E aí, o adjetivo não poderia ter um uso mais apropriado, afinal de contas, Gustavo Petro é o primeiro candidato de esquerda vencedor de uma eleição presidencial no país.
— Marcelo Lins (@MarceloLins68) June 19, 2022
Veja mais daqui a pouco, 19:30, no #globonewsinternacional