Facebook tira do ar rede de fake news bolsonarista. Veja as mentiras deles:
08/07/2020
O Facebook derrubou uma rede de fake news bolsonarista, ligados ao gabinete do ódio. A decisão que vem com certo atraso. A rede abordava política, fazia memes, ataques a adversários e inventava fake news sobre o coronavírus.
A rede social norte-americana Facebook, derrubou hoje (08) uma rede de fake news bolsonarista.
Consistiam em grupos de Facebook, páginas, Instagram e outros.
Uma delas ficou famosa na CPMI das Fake News: Bolsonéas, no Instagram.
Foram 88 contas derrubadas pelo Facebook que estão diretamente ligadas aos gabinetes de Jair, Flávio e Eduardo Bolsonaro e outros aliados próximos.
Só para ilustrar o alcance dessas redes, o alcance das redes chegava a 2 milhões em termos de audiência.
Foram identificadas 35 contas, 14 páginas, 1 grupo e 38 contas no Instagram. As páginas no Facebook tinham 883 mil seguidores, enquanto as contas no Instagram tinham 917 mil seguidores. 350 pessoas estavam no grupo.
Inegavelmente uma poderosa rede de desinformação a favor de Bolsonaro e suas pautas.
LEIA TAMBÉM:
TCU investiga se gabinete do ódio é financiado com dinheiro público
Deputados do PSL do RJ têm acusados de tráfico, roubo e máfias em gabinetes
A empresa Digital Forensic Research Lab (DRFLab), especializada no combate à desinformação, até o assessor especial da presidência da república seria um dos responsáveis pela administração dessa rede.
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp
Clique aqui e receba nossas notícias pelo seu Telegram
“Muitas páginas do conjunto foram dedicadas à publicação de memes e conteúdo pró-Bolsonaro enquanto atacavam rivais políticos. Uma dessas páginas foi a página do Instagram @bolsonaronewsss. A página é anônima, mas as informações de registro encontradas no código fonte confirmam que pertence ao Tercio Arnaud. O conteúdo era enganoso em muitos casos, empregando uma mistura de meias-verdades para chegar a conclusões falsas”, diz o relatório do DRFLab
Ao mesmo tempo que organizava ataques, a rede também espalha mentiras sobre o coronavírus. O documento pode ser lido aqui.
Igualmente além do assessor da presidência foram identificados mais assessores que operavam a rede.
A reportagem da Medium, em inglês, mostra todos os assessores ligados aos bolsonaristas que operam os esquemas.
Confira algumas das mentiras.
Na imagem postado pelo Portal Medium, em matéria em inglês. Declaração da OMS, foi distorcida para afirmar que o coronavírus “não era tão grave”. Assim como a segunda imagem, em que é dito que se o “povo tivesse escutado Bolsonaro” e tomado cloroquina menos pessoas morreriam.