em Economia

Governo Bolsonaro bloqueia concursos públicos e adere a temporários

21/06/2020

O governo Bolsonaro vai congelar concursos públicos e vai aderir a farra de contratação direta, via temporários. Nesse ano de 2020, não houve autorização para nenhuma seleção de novos servidores federais. A contratação de servidores diretamente, pode servir também como instrumento político.




O governo ”Bolsoguedes” congelou concursos públicos, seguindo a tal ”agenda do mercado”, no entanto, ao mesmo tempo que congelou novos concursos públicos, o governo contratou mais de 20 mil temporários. Segundo o Ministério da Economia, a perspectiva ainda é aumentar o número de contratações diretas via Temporários.

A informação é do jornal Folha de S. Paulo destaca que “entre janeiro e junho, foi autorizada a contratação de quase 20 mil funcionários temporários para atuar em diversas áreas da administração pública. A expectativa do Ministério da Economia é que o número continuará subindo.”




O Ministério do Guedes, o da economia, ainda tenta evitar que uma MP (medida provisória) venha a caducar, que amplia a possibilidade de contratação de temporários.

LEIA TAMBÉM: Servidores subordinados a Guedes ganham mais de R$ 80 mil por mês

Esse ano não foi autorizado nenhum concurso público na esfera federal, no entanto, as autorizações para serviços temporários somam cerca de 19,8 mil. Quem estuda para concursos, ou se esforça ficou escanteado, o governo Bolsonaro está preferindo a contratação direta…obedecendo alguns critérios técnicos obviamente, no entanto até onde a influência política, o ”jeitinho” para encaixar os seus está tendo influência nessas contratações?

 

Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

Entre no nosso canal de Telegram e receba nossos conteúdos por lá

Com informações da Folha de São Paulo

VÍDEOS RELACIONADOS:

Os comentários estão desativados.