Governo Bolsonaro pagou auxílio para 135 mil mortos, mostra CGU
28/07/2022
Mais um grande escândalo que pode apontar tanto uma grande incompetência do governo Bolsonaro, assim como também, pode mostrar um grande esquema de corrupção. Foram milhares de pagamentos para 135 mil mortos.
O governo Bolsonaro pagou auxílio emergencial para mais de 135 mil mortos, com um prejuízo para os cofres públicos na casa dos 336 milhões de reais.
O dado faz parte da mais recente auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre fraudes no principal benefício pago aos brasileiros que ficaram sem renda com a chegada da pandemia. As informações são do jornal O Globo.
O orgão notou um prejuízo aos cofres públicos com pagamentos irregulares na casa dos R$ 9,4 bilhões. O auxílio — inicialmente no valor de R$ 600 mensais por pessoa, valor que foi reduzido posteriormente — foi pago a 68,2 milhões de pessoas em 2020 e 2021.
Além dos mortos, o benefício foi pago indevidamente a empregados do governo federal (incluindo militares), menores de idade e até a político ocupante de cargo eletivo.
ARTIGOS RELACIONADOS:
O acordo de Bolsonaro com o sistema político para escapar da prisão
Datafolha: Lula tem 51% entre jovens, Bolsonaro 20%
Ao todo, foram 5,2 milhões de cidadãos que receberam o auxílio de forma fraudulenta. Tal número representa 7,7% dos brasileiros contemplados com o benefício entre 2020 e 2021. No caso dos brasileiros mortos que receberam o auxílio, a CGU já pediu ao Ministério da Cidadania que “defina procedimentos e responsabilidades pelo acompanhamento da devolução de recursos referentes às parcelas pagas após o óbito dos beneficiários”.
Estaríamos diante de um governo inepto e incompetente, que não consegue sequer checar isso ou um grande esquema de corrupção