em Política

Governo muda de posição e vai apoiar CPI do 8 de janeiro. ENTENDA:

19/04/2023

O governo Lula muda de posicionamento sobre a CPMI do dia 8 de janeiro, após imagens mostrarem o ex-Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o general Gonçalves Dias, colaborando com os golpistas bolsonaristas no 8 de janeiro.

O governo Lula mudou a estratégia e passou a defender a CPI do dia 8 de janeiro, logo após a divulgação das imagens das câmeras do circuito interno do Palácio do Planalto , que mostraram o ex-Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o General Gonçalves Dias, vazarem na CNN, ajudando os golpistas bolsonaristas do 8 de janeiro.

Segundo parlamentares da base do governo entrevistados pela Folha de São Paulo, os deputados bolsonaristas estavam conseguindo reconstituir os acontecimentos que cercaram os atentados na tentativa de atribuir a culpa pelos danos do 8 de janeiro ao governo Lula.

Os aliados e governistas tiveram o entendimento de que a abertura da CPMI era inevitável. 194 deputados e 37 senadores aderiram à oposição, e a liderança do governo não conseguiu retirar as assinaturas para abertura da CPI.

Uma sessão do Congresso foi convocada para a próxima semana. Nesse caso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, deve aprovar a criação da comissão que vai analisar as ações antidemocráticas.

O governo decidiu ir para cima do bolsonarismo e usar a própria CPI, para investigar os atos antidemocráticos do 8 de janeiro.

O primeiro a confirmar a mudança de posicionamento, foi o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP).

“Vamos para essa investigação e vamos com força. De investigação e comissão de inquérito, nós entendemos. Estamos com vontade de ir para lá, estamos com desejo de ter essa investigação. Se estão obstruindo por essa CPMI, ouçam bem claramente: queremos a investigação”, disse Randolfe.

“Foi o governo que agiu, pediu celeridade, uniu o país e os Poderes para enfrentar a tentativa de golpe. Foi sim uma tentativa de golpe patrocinada. Eles [bolsonaristas] são os responsáveis pelos atos no dia 8. O vídeo [do GSI] não encobre nada do que já está na consciência democrática no Brasil”, concluiu.

ENTRE EM NOSSO CANAL NO TELEGRAM E RECEBA NOTÍCIAS

Os comentários estão desativados.