Governo suspende contratos e deixa vencer exames de HIV e hepatites virais no SUS
07/12/2020
Enquanto Bolsonaro inaugura “exposição” com o terno e a roupa que ele e Michelle usaram durante a posse de 2019, o governo deixou vencer exames de HIV e hepatites virais pelo SUS e ainda suspenderam contratos.
De acordo com informações do Estadão, o governo Bolsonaro deixou vencer um contrato e suspendeu exames de genotipagem pelo SUS ( Sistema Único de Saúde), para pessoas que vivem com Aids, Hepatites virais.
O Ministério da Saúde deixou o contrato vencer em novembro.
Os testes são essenciais para definir o melhor tratamento para quem desenvolve resistência a algum medicamento.
Tudo isso em meio a pandemia de coronavírus e o fim do auxílio-emergencial que será encerrado oficialmente em dezembro de 2020.
LEIA TAMBÉM:
Ministério da Saúde deixa estragar quase 7 milhões de testes de covid-19
Cúpula do Ministério de Guedes acumula cargos e tem salários inflados
O ministério prevê realizar novo pregão nesta terça-feira, 8. Se houver vencedor no certame, a expectativa é retomar o serviço apenas em janeiro.
De acordo com o Ministério da Saúde, o exame será feito apenas em crianças de até 12 anos e gestantes que vivem com HIV.
Um grupo está avaliando ir ao Ministério Público contra o governo,o conselheiro Nacional de Saúde e representante da Articulação Nacional de Luta contra a aids (Anaids), Moysés Toniolo, foi pego de surpresa com o anúncio da interrupção dos exames de genotipagem.
A Anaids estuda levar o caso ao Ministério Público Federal (MPF), segundo Toniolo. “Temos um contingente de pessoas que há anos usam a terapia e pode precisar desse exame para continuar a viver”.
Seja um apoiador do nosso site, contribua pelo Paypal
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp
Siga nossas redes: Facebook | Twitter | Instagram |Youtube | Canal de Telegram