em Perda de direitos

PEC na Câmara, quer cobrar mensalidade em universidade pública

24/05/2022

Mais um atentado contra os direitos dos brasileiros está na Câmara dos deputados e tem apoio do bolsonarismo, uma PEC (Projeto de Emenda a Constituição) que visa cobrar mensalidades em Universidades públicas, tornando ainda mais excludente o ensino superior.

Quando você pensa que as coisas estão ruins no governo Bolsonaro, eis que podem piorar ainda mais.

Existe uma PEC (Projeto de Emenda a Constituição) na Câmara dos Deputados, que visa cobrar mensalidades nas Universidades Públicas brasileiras. A PEC 206, de autoria do deputado bolsonarista Gabriel Paternelli (UNIÃO/SP),a proposta foi adioada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) por falta do relator, o deputado do MBL, Kim Kataguiri (União-SP).

A Proposta de Emenda à Constituição determina que as universidades públicas deverão cobrar mensalidades dos alunos. A gratuidade será mantida apenas para estudantes comprovadamente carentes, definidos por comissão de avaliação da própria universidade, com base em valores mínimo e máximo estabelecidos pelo Ministério da Educação. Os recursos devem ser geridos para o próprio custeio das universidades.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Governo Bolsonaro tira milhões de auxílio de famílias pobres para dar a aliados

Verbas federais compram caminhões de lixo a preço superfaturado

O relator, deputado federal Kim Kataguiri (União/SP), defende a proposta de cobranças de mensalidades na Universidade Pública.

Está havendo uma mobilização de entidades estudantis e de membros da sociedade civil, para barrar mais esse absurdo da direita.

Veja a explicação do deputado federal Henrique Fontana (PT/RS) sobre o assunto:

Mais um dos absurdos que precisa ser travado e parada pela mobilização da sociedade civil.

DOE & COLABORE:


       

Os comentários estão desativados.