Greve termina em SP e linha de trem privatizada continua em pane
04/10/2023
A realidade que o bolsonarista Tarcísio Freitas (Republicanos-SP) quer fugir. A greve de metrô e trem em São Paulo terminou nessa terça-feira (03), contudo a linha de trem privatizada , continua em pane.
Logo após o término da greve do metrô e trem, que paralisou a cidade de São Paulo nessa terça-feira (03), a linha 9-Esmeralda, continua em pane, desde ontem (03). A linha está funcionando apenas da estação Morumbi em direção a estação Cidade Universitária, em São Paulo. O sentido oposto não está funcionando por conta de uma manutenção no sistema elétrico.
A pane e falha ocorreram ontem (03), durante a greve dos metroviários, o trajeto foi substituído pelo uso de ônibus através do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência).
As falhas ocorreram em meio a elogios de Tarcísio a privatização/concessão das linhas de metrô e trem.
Segundo o governador, serviços públicos precisam ter “regularidade e disponibilidade”.
E quais são as que estão em funcionamento hoje? As que foram transferidas para a iniciativa privada. Essas linhas não estão deixando o cidadão na mão.”
ARTIGOS RELACIONADOS:
Líder de Motociata rompe com Bolsonaro e quer Lula em evento
Governo Lula anuncia 10 bilhões em investimentos no metrô e trem de SP
As linhas privatizadas tem apresentado o triplo de falhas e panes, que as administradas pela CPTM (estatal).
Entre as linhas privatizadas, a linha 9-esmeralda foi a que apresentou mais falhas este ano, somando 23 ocorrências.
Além disso, fala-se que a privatização de outras linhas pode vir a encarecer o preço do metrô, prejudicando milhões de paulistanos e munícipios vizinhos da Grande São Paulo.
As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens foram concedidas por 30 anos pelo ex-governador João Doria (PSDB) ao Consórcio ViaMobilidade, formado pelas empresas CCR e Ruas Invest Participações, em abril de 2021. Antes, a ViaMobilidade já operava a linha 5-Lilás de Metrô e a linha 17-Ouro de monotrilho de São Paulo.