Maioria do STF derruba transferência de Lula para presídio de Tremembé
STF acaba de derrubar a transferência do ex-presidente para o presídio de Tremembé em São Paulo.
Maioria do STF derruba transferência de Lula. Ex-presidente continuará preso no Paraná, na sede da Superintendência da Polícia Federal
— JOTA (@JotaInfo) August 7, 2019
A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu na tarde desta quarta-feira (7) vetar a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para São Paulo, o que havia sido autorizado pela manhã pela Justiça Federal.
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp
Lula está preso desde 7 de abril de 2018 em uma cela especial na sede da PF na capital paranaense.
A transferência de Lula foi um pedido do superintendente da Polícia Federal, Luciano Flores, que argumenta que a prisão do petista altera a rotina do prédio da PF.
Tanto o PT como a defesa de Lula criticaram a autorização, ao apontarem ausência de direitos e de segurança pessoal ao ex-presidente.
Até hoje, o único precedente de detenção de um ex-presidente da República em São Paulo é o de Michel Temer (MDB), que ficou seis dias preso no último mês de maio.
À época, a Polícia Federal afirmou que não tinha um espaço adequado para abrigá-lo. Temer passou quatro noites na sede da entidade, na zona oeste da capital, em salas improvisadas.