Média das pesquisas tem uma boa notícia para Lula
26/04/2022
A média das pesquisas eleitorais tem uma excelente notícia para o ex-presidente Lula (PT) e uma péssima notícia para Jair Bolsonaro (PL) que tenta desesperadamente se reeleger. A análise fez uma média das últimas pesquisas, análise concluída e feita pelo Instituto Vox Populi, veja abaixo:
De acordo com uma análise feita pelo Instituto Vox Populi, o ex-presidente Lula (PT), pode chegar a uma vitória no primeiro turno, nas eleições de outubro de 2022. Apesar de algumas pesquisas mostrarem uma proximidade de Jair Bolsonaro (PL) sobre Lula, isso pode mudar com a campanha de rua e maior exposição de Lula como candidato.
Os números foram tirados apenas de levantamentos presenciais, realizados entre maio de 2021 e abril de 2022 pelos institutos DataFolha, IPEC, Ipespe, Vox, CNT/MDA, Quaest, Datatempo, Ipsos e Sensus. A consolidação é do Instituto Vox Populi, presidido por Marcos Coimbra, e entregue ao PT, conforme divulgou o jornalista Matheus Leitão, da Veja.
Há um ano, o cenário está praticamente congelado: o ex-presidente segue com uma média de 44% das intenções de voto contra 44% da soma de todos os adversários (ou seja, 50% contra 50% dos válidos). Se conseguir 50% mais um voto, Lula vence a eleição já no início de outubro.
Se Lula se manteve nos 44%, Bolsonaro também esteve numa linha reta, variando entre 23% e 26%. Em abril, após a saída do ex-juiz suspeito Sergio Moro da disputa presidencial, ele cresceu 5 pontos percentuais, chegando a 30%.
Bolsonaro também cresceu, com a máquina do governo na mão, ele possui maneiras de influenciar a eleição de maneira mais incisiva, além do poder de sua máquina de fake news que é considerável.
CENÁRIOS DE SEGUNDO TURNO
Mesmo com chances de vencer no 1 º turno, há também possibilidades matemáticas de um segundo turno, contudo com uma média que Lula pode chegar aos 60% em votos potenciais e Bolsonaro em 40%.
ARTIGOS RELACIONADOS:
4 motivos para não desprezar Bolsonaro na eleição
Lula fala de gás de cozinha a preço popular para brasileiros
Porém, mesmo com esses números é importante lembrar que não se deve abandonar o combate político ao bolsonarismo.
O cenário que se avizinha é de uma intensa luta política, com o bolsonarismo cada vez mais radical.