Planalto envia pedido de Impeachment de Alexandre de Moraes ao Senado
20/08/2021
Em ato desesperado e reativo, Jair Bolsonaro enviou pedido de Impeachment do Ministro do STF, Alexandre de Moraes ao Senado. Ação acontece logo após ação contra o deputado bolsonarista Otoni de Paula e contra o sertanejo Sérgio Reis.
O enfrentamento dos poderes alcança nova temperatura com o pedido de Impeachment de Alexandre de Moraes por Bolsonaro, nessa sexta-feira (20). O pedido foi protocolado no fim da tarde.
No último dia 14, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que pediria nesta semana ao Senado a abertura de processo sob o argumento de que Moraes e o ministro Luis Roberto Barroso extrapolam os limites da Constituição.
De acordo com a CNN Brasil, o documento não foi protocolado por Jair Bolsonaro, como ele havia prometido.
No documento, Bolsonaro diz que “não se pode tolerar medidas e decisões excepcionais de um ministro do Supremo Tribunal Federal que, a pretexto de proteger o direito, vem ruindo com os pilares do Estado Democrático de Direito. Ele prometeu a essa Casa e ao povo brasileiro proteger as liberdades individuais, mas vem, na prática, censurando jornalistas e cometendo abusos contra o presidente da República e contra cidadãoes que vem tendo seus bens apreendidos e suas liberdades de expressão e de pensamento tolhidas”.
A tramitação do pedido depende de decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O senador já disse que a análise do pedido “não é algo recomendável” para o Brasil.
Vergonha ! Um presidente da República que ameaça a independência entre os poderes, desrespeita a Constituição e atenta contra o Estado de Direito, pedir o impeachment de um ministro do Supremo que está cumprindo seu dever e salvaguardando a democracia. Destino do pedido: arquivo.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) August 20, 2021
Nunca se viu nas democracias um desvario igual ao de Bolsonaro ao propor o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. O ataque é a gota d’água para os democratas. Não há diálogo com quem só ambiciona o confronto.Obviamente o pedido não prosperará e tem meu voto antecipado: não.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) August 20, 2021
Senadores já avisam que irão arquivar o pedido.
APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:
PIX para doações: [email protected]
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Indígena que era bolsonarista diz que foi “otária por apoiar Bolsonaro”
Bolsonaro diz que Brasil poderá superar inflação e desemprego com “oração e fé”