em Denúncias

Quem é o soldado israelense acusado de crimes de guerra no Brasil

05/01/2024

O caso do soldado israelense que teve que fugir do Brasil, por conta que seria investigado por crimes de guerra. Seu nome é Yuval Vagdani, integrante do 432º Batalhão das Brigadas Givati das Forças de Defesa de Israel (FDI).

Soldado israelense fugiu do Brasil, na madrugada desse domingo (05), após decisão judicial pedir que a Polícia Federal o investigasse por crimes de guerra.

Seu nome é Yuval Vagdani e ele é  é acusado de supostos crimes de guerra relacionados à destruição de áreas civis na Faixa de Gaza, em novembro de 2024.

A Fundação Hind Rajab (HRF), uma entidade internacional que denuncia violações de direitos humanos contra palestinos, apresentou uma queixa à Justiça do Brasil contra Yuval Vagdani, por ter participado da demolição de um quarteirão completo no corredor Netzarim, na Faixa de Gaza. De acordo com a HRF, a ação aconteceu fora do contexto de guerra e visava causar prejuízos sem distinção à população civil.

O portal Metrópoles teve acesso aos autos do processo, onde foram incluídas provas obtidas através de inteligência de fontes abertas. As evidências incluem fotografias e vídeos compartilhados por Vagdani e outros militares nas plataformas de mídia social.

Postagem de Yuval Vagdani. Foto: Divulgação

Em uma postagem no Instagram, dias antes da destruição do local na Palestina, Vagdani compartilhou imagens do corredor Netzarim com a legenda: “Que possamos continuar destruindo e esmagando este lugar imundo, sem pausa, até os seus alicerces.”

O israelense estava passando férias na Bahia, quando uma decisão judicial pediu que a Polícia Federal o investigasse para apurar sobre as denúncias de crimes de guerra, já que o Brasil é signatário do Tribunal Penal Internacional, que pediu a prisão do primeiro Ministro Israelense, Benjamin Netanyahu.

A advogada Maíra Pinheiro, que representa a organização pró-Palestina Hind Rajab Foundation e que ajuizou a ação, está sofrendo ameaças de morte pela turba sionista pró-Israel.

ENTRE EM NOSSO CANAL NO TELEGRAM E RECEBA NOTÍCIAS

Os comentários estão desativados.