em Denúncias

SECOM de Bolsonaro publica fake news sobre eficácia da cloroquina

21/05/2020

A secretaria de comunicação social (SECOM) do governo Bolsonaro, publicou uma notícia falsa sobre a eficácia da hidroxicloroquina, para justificar seu uso.




Uma mensagem que foi bombada nas redes sociais pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), afirma que a hidroxicloroquina seria o “remédio mais eficaz” contra o coronavírus. A postagem usou como referência uma pesquisa feita em mais de 30 países.

Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

A postagem fake que foi checada pelo G1, da Globo, cita como referência da postagem, um site chamado SERMO, uma comunidade virtual que reúne médicos de vários países. O site faz pesquisas semanais sobre o COVID-19 e tratamentos usados.



Vídeo: Por que a extrema-direita tem interesse em negar o coronavírus?

 

 

Segundo o site da comunidade médica, a hidroxicloroquina aparece como o 9º remédio entre os tratamentos mais eficazes apontados pelos médicos consultados para pacientes com Covid-19 fora do hospital e na 17ª posição entre os tratamentos mais eficazes para pacientes com Covid-19 tanto em grau moderado no hospital como na UTI.

O TRATAMENTO MAIS EFICAZ CONTRA O COVID, SEGUNDO O SERMO

 

O tratamento mais eficaz para quem não foi hospitalizado, segundo a pesquisa, é um que é indicado para o tratamento da artrite reumatoide. Já para os pacientes na UTI é o oxigênio, seguido da medicina tradicional chinesa e do plasma.

O site afirma que 20 mil médicos, de 30 países, são ouvidos regularmente, mas o número de profissionais consultados sobre a hidroxicloroquina é bem menor.




Um militante bolsonarista, seria um dos donos de laboratório que fabricam a hidroxicloroquina no Brasil, seria esse o motivo do empenho do governo Bolsonaro?

Com informações do G1

LEIA TAMBÉM:

 

 

Comments are closed.