Secretário de Trump fala em “recolonizar” países que não se curvem aos EUA
15/02/2025
A nova fala do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, dá o tom do que os Estados Unidos pode fazer daqui em diante para evitar ou adiar seu declínio. Em conferência na Alemanha, secretário de Estado dos EUA defende “revitalização” da civilização ocidental, ataca a ONU e sugere disputa coordenada por mercados na África, Ásia e América Latina e defende recolonização do Sul Global, ou seja impor pela força a velha ordem.
O mundo baseado em regras internacionais sempre se mostrou na prática uma farsa, contudo, agora nem a teoria irá sobrar. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, agora fala diretamente e sem rodeios ou sofismas, em recolonizar o Sul Global para “revitalizar’ o Ocidente contra a China e Rússia.
Rubio fez uma defesa explícita da expansão colonial europeia como “marco civilizatório” e apresentou as bases de um projeto de reorganização da hegemonia ocidental com foco na disputa por influência no Sul Global.
MAS O QUE ISSO SIGNIFICA NA PRÁTICA?

Os EUA e aliados europeus poderão exercer pela força militar, sem diplomacia a retomada de influência perdida em países como o Brasil, África do Sul e outros convencionados a serem conhecidos como países do Sul Global.
Durante sua fala, Rubio resgatou cinco séculos de história para exaltar o que chamou de “expansão do Ocidente”, mencionando missionários, exploradores e soldados que cruzaram oceanos para construir impérios. A narrativa, desprovida de qualquer menção crítica aos impactos do colonialismo, tratou o período como expressão legítima de grandeza civilizacional.
De acordo com o jornalista e analista geopolítico, Pepe Escobar , Rubio estaria conclamando os países europeus a ajudar o que classificou como o “Império do Caos e da Pilhagem” a “recolonizar o Sul Global”.
Rubio também criticou o que chamou de “ilusão do fim da história”, em referência à teoria de Francis Fukuyama sobre a suposta vitória definitiva da democracia liberal. Para ele, o Ocidente perdeu competitividade e capacidade produtiva por más escolhas políticas.
Cabe lembrar ainda que o Secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, falou em “retomar o quintal”, se referindo diretamente a América Latina, isso diz respeito a nós brasileiros também. Desde essa declaração eles aumentaram a pressão sobre a Venezuela, até atacarem o território venezuelano e sequestrarem o presidente Nicolás Maduro.
A fala de Rubio em Munique e a repercussão negativa entre analistas internacionais acendem um alerta sobre os rumos da política externa norte-americana e seus impactos para o equilíbrio geopolítico global e mostram que os EUA, podem adotar uma postura mais belicosa.
Veja as declarações de RUBIO que choraram o mundo:
This is effectively a declaration of war against the non- West.
— Kanwal Sibal (@KanwalSibal) February 14, 2026
What Rubio is saying is that the world’s pressing matters will be identified by the US, the US will use its power to deal with them and the outcomes will be determined by US national interest.
Very disquieting… https://t.co/nTHiW6DrX4
ISSO PODE DESCENCADEAR UMA GUERRA.

“Isso é, na prática, uma declaração de guerra contra o não-Ocidente. O que Rubio está dizendo é que os assuntos urgentes do mundo serão identificados pelos EUA, os EUA usarão seu poder para lidar com eles e os resultados serão determinados pelo interesse nacional dos EUA. Muito preocupante em relação ao futuro.” Disse o ex-ministro das relações exteriores da Índia, Kanwal Sibal.
Acompanhe o Falando Verdades em tempo real
Receba as notícias mais importantes diretamente no Telegram!
Junte-se ao nosso canal Falando Verdades e receba atualizações exclusivas antes de todo mundo.