The Economist mostra que Lula trouxe de volta influência mundial do Brasil
12/04/2023
O jornal britânico The Economist, mostra que a influência mundial do Brasil voltou com Lula. revista britânica, “Lula vai a Pequim com grandes planos de um ‘clube da paz'” para acabar com a guerra e avisa: “suas ambições devem ser levadas a sério”.
A revisa britânica, The Economist destacou a importância da viagem de Lula para a China e as implicações político/econômicas e geopolíticas disso. A revista afirmou que o Brasil está de “de volta à grande liga”.
The Economist destacou que ao longo de seus dois primeiros mandatos, Lula “traçou uma diplomacia pragmática e independente, empenhada em perseguir os interesses brasileiros e criar um mundo ‘multipolar’ num momento de hegemonia americana”. Movimentação essa que resultou na criação e fortalecimento dos BRICS, que une as maiores economias mundiais em desenvolvimento como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Por que o presidente dos Correios está na China?@demori #iclnoticias pic.twitter.com/epUkUzbrxP
— ICL Notícias (@ICLNoticias) April 12, 2023
A revista diz que Lula deve “gastar sua energia em áreas onde o Brasil tem influência, como meio ambiente, ao invés de grandes temas políticos em que tem pouca ou nenhuma”.
Em um outro texto, a revista britânica observa que “as relações do Brasil com o Ocidente têm limites. Como outros, recusou propostas dos EUA e Alemanha para dar equipamentos à Ucrânia. A chegada de Lula a Pequim vai ressaltar a importância econômica da China. Além de se proteger entre as superpotências, o Brasil está fazendo suas próprias incursões. Lula visitará em breve a África para reavivar a influência do Brasi”.
•