em Geopolítica, Militarismo

Venezuela mobilizará 4,5 milhões de milicianos em resposta aos EUA

19/08/2025

Em resposta as crescentes ameaças militares dos EUA, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro anuncia a mobilização de 4,5 milhões de milicianos bolivarianos para ficar em prontidão contra alguma agressão dos EUA contra o solo venezuelano. Nicolás Maduro descreveu as ameaças de Washington como “extravagantes, bizarras e absurdas”.

Diante do cerco e ameaça militar dos EUA frente a Venezuela, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro anuncia uma grande mobilização militar em todo país.

Nicolás Maduro, ordenou o deslocamento de 4,5 milhões de milicianos por todo o país para responder às ameaças do governo dos EUA.

Esta semana, vou acionar um plano especial para garantir o deslocamento de mais de 4,5 milhões de milicianos em todo o país. As milícias estão preparadas, acionadas e armadas“, enfatizou o presidente na segunda-feira (18), durante reunião com governadores e prefeitos.

A América do Sul e Latina, antes um lugar de paz, pode se tornar um novo ponto de ebulição e conflitos bélicos.

No discurso, Maduro classificou como “extravagantes, bizarras e excêntricas” as medidas tomadas por Washington nos últimos dias, que incluem uma poderosa operação militar perto da costa venezuelana.

O que são milícias?

Apesar de levarem o mesmo nome, as milícias na Venezuela e no Brasil têm naturezas e propósitos distintos. No Brasil, tratam-se de organizações criminosas formadas por ex-agentes de segurança que atuam paralelamente ao Estado, explorando economicamente comunidades por meio de extorsão, grilagem de terras e serviços clandestinos.

Já na Venezuela, a milícia é uma força paramilitar oficialmente vinculada ao governo, composta por civis armados que apoiam as Forças Armadas e exercem funções de segurança e controle social.

Enquanto no Brasil as milícias desafiam o Estado, na Venezuela elas são instrumento dele.

“Campanha criminosa e feroz”

No último dia 17 de agosto, o Conselho Moral Republicano da Venezuela também se manifestou contra as recentes acusações dos EUA contra Maduro, a quem acusam de estar ligado ao tráfico internacional de drogas -um esquema que Washington vem promovendo há anos sem apresentar evidências para apoiar tais alegações.

As últimas informações dão conta de que os contratorpedeiros norte-americanos chegarão à costa da Venezuela nas próximas horas. O grupo de desembarque anfíbio dos EUA permanece longe por conta de um furacão na região.

Até integrantes do governo Lula vem possibilidade de intervenção dos EUA na Venezuela.

SIGA NOSSAS REDES:

Receba as notícias mais importantes diretamente no Telegram!

Junte-se ao nosso canal Falando Verdades e receba atualizações exclusivas antes de todo mundo.

Entrar no Canal
+500 membros Notícias em tempo real
Conteúdo exclusivo
Sem spam ou fake news
Análises aprofundadas

Os comentários estão desativados.