em Militarismo

VÍDEO: Bolsonaro admite que espalhou fake news sobre o TCU

08/06/2021

O presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu nessa terça-feira (8) que criou uma tabela falsa com dados do TCU, para espalhar a fake news que o Tribunal de Contas de União, tinha informação que 50% das mortes por Covid-19, não foram causadas pelo vírus e sim por outras doenças, uma crime, ultraje, de bandido e mal caráter miliciano.

Anteriormente, Jair Bolsonaro afirmou que o Tribunal de Contas da União (TCU), afirmou que havia “supernotificação” com as mortes por Covid-19.

   

De acordo com a fake news de Bolsonaro, o TCU havia dito que “50% das mortes” causadas pela Covid, não teriam sido causadas pela doença.

Bolsonaro ”admitiu o erro”, mas continuou com o discurso de fake news, que havia “supernotificação” dos casos e mortes.

Na última segunda-feira (7), Jair Bolsonaro afirmou a apoiadores que tinha um suposto relatório do TCU, que apresentaria um número menor de mortes por Covid-19, que os números atuais.

Porém, nessa terça-feira, após ser desmentido pelo TCU, Bolsonaro afirmou que ”errou” em falar de tabela.

Ele fala que era na realidade um “acordão”, anteriormente o TCU, teve que vir á público desmentir o presidente.

— O TCU está certo. Eu errei quando falei tabela. O certo é acórdão. O que acontece? Tem uma lei complementar do ano passado que diz que a distribuição de verbas do governo federal para estados leva-se em conta alguns critérios. O mais importante era a incidência de Covid. E o próprio TCU dizia o que? Que essa lei complementar poderia incentivar uma prática não desejável da supernotificação de Covid para aquele estado ter mais recurso — disse Bolsonaro nesta terça

.

Veja você mesmo:

LEIA TAMBÉM:

Ministro da Saúde admite que cloroquina não funciona em CPI

   

Exército impõe sigilo de 100 anos a processo de Pazuello

Os comentários estão desativados.