em Economia

4 notícias que mostram que a economia do Brasil está afundando com Bolsonaro

16/10/2020

Enquanto o país amarga mais de 150 mil mortes por coronavírus, a economia também desaba. Apresentamos a vocês 4 notícias e fatos que mostram o declínio da economia do Brasil sob o governo de Jair Bolsonaro.




Apesar de afirmar que queria salvar a economia do Brasil, Bolsonaro não conseguiu nem salvar vidas de pessoas que morreram aos milhares na pandemia e muito menos a economia.

Além disso, o Brasil está amargando quedas expressivas da sua bolsa de valores, que chegam a ser maior do mundo, assim como saída recorde de dólares.




Enumeramos algumas notícias que podem ser encontradas com facilidade em qualquer buscador que você usar (seja Google, Bing, Yandex, Ducky,Baidu), mas caso você tenha preguiça de procurar… ok… estamos postando os links de onde tiramos as notícias para você checar!

Então vamos aos números e notícias que mostram que o governo tem sido um desastre também para economia do Brasil.

Brasil terá crescimento menor que o mundo em 2021

 

Investidores estrangeiros somem do Brasil FOTO: Sérgio Lima/Poder360 02.dez.2019[/caption]




Apesar de estarmos passando uma pandemia que impactou toda economia mundial e consequentemente a economia brasileira. O Brasil apresentará um ritmo menor de recuperação pós-covid.

Teremos um crescimento inclusive  menor que a média da América Latina para 2021.

De acordo com os dados da Institute International of Finances (IIF), o Brasil deve ter uma queda no seu Produto Interno Bruto de 5,9% nesse ano e uma alta de 3,6% no próximo ano (2021).

Portanto, uma média bem inferior a média mundial que tem projeções de crescimento de 5.3%.



De acordo com avaliação do economista Márcio Pochmann: “O Brasil já iniciou o primeiro trimestre deste ano, antes da pandemia com crescimento negativo. A pandemia só aprofundou a trajetória de queda do crescimento. Por isso que a nossa economia é diferente dos demais países, nós já vínhamos num processo de desaceleração”.

Com informações da Folha de São Paulo

Fuga de investidores estrangeiros do Brasil

 





Um outro dado que mostra o prenúncio do naufrágido da economia do Brasil, é a fuga recorde de investidores estrangeiros, que dobrou durante o ano de 2020.

O jornal alemão Deustche Welle, fez inclusive uma matéria análise, abordando porque o Brasil se tornou arriscado para investidores estrangeiros.

Além de fatores como a devastação do meio ambiente, pesam também o fator da incerteza política e incerteza sobre o poder de compra dos brasileiros.

Além disso houve uma queda abrupta de investimentos estrangeiros diretos,  que caíram  85% em agosto, de acordo com dados do Banco Central.

Os investidores estrangeiros não tem perspectivas que as empresas brasileiras aumentem seus lucros, para que investimentos valham a pena.

Real a pior moeda do mundo em 2020


A moeda brasileira, que foi criada em paridade de valor com dólar, através do plano real, nesse ano de 2020 se transformou na pior moeda do mundo.

Além da crise do coronavírus, que afetou os países emergentes, pesou sobre o real outras influências, entre esses o risco fiscal do Brasil.

O real se desvalorizou demais frente ao dólar, euro e ficou atrás de moedas como a lira turca.
&nbsp

Bolsa de Valores Brasileira maior queda do mundo em dólares




Nesse ano, a bolsa de valores brasileira amargou um recorde: A maior queda do mundo em dólares.

Com a saída de investidores estrangeiros, o Índice Bovespa registrou  o pior índice global em dólares do mundo.

A forte queda da Bolsa de Valores é acompanhado da forte desvalorização do real brasileiro.

Houve uma saída recorde de investidores estrangeiros, que até setembro desse ano foi de R$ 87,5  bilhões.

Outros números que podem vir a influenciar

 


Além disso, houve uma queda expressiva no comércio entre Brasil e EUA, o país que o governo Bolsonaro mais tenta se alinhar e até ter uma relação de submissão.

Com queda nas exportações do Brasil aos EUA  de cerca de 36%.

O que manteve um superávit da balança comercial do Brasil foram exportações para a China, tão difamada por integrantes do governo Bolsonaro.

De acordo com os dados da Fundação Getúlio Vargas, o superávit comercial entre Brasil e China é de cerca de US$ 28,8 bilhões.

Portanto se Bolsonaro continuar com uma relação de total submissão a Trump (caso esse venha a ganhar eleições dos EUA), o Brasil terá muito a perder.

E os números da economia do Brasil podem ser ainda piores.

Seja um apoiador do nosso site, contribua pelo Paypal

Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

Clique aqui e receba nossas notícias pelo seu Telegram

Os comentários estão desativados.