A nova pesquisa que aponta tendência de Lula vencer no 1º turno
11/05/2022
A nova pesquisa Qaest, aponta uma tendência do ex-presidente Lula (PT) vencer as eleições já no primeiro turno, em seus números e médias. De acordo com os novos números, em nova pesquisa , o ex-presidente Lula caminha para decidir as eleições em apenas um turno, veja os números abaixo.
De acordo com os dados da nova pesquisa Qaest/Genial, divulgada nessa quarta-feira (11), o ex-presidente Lula (PT0, tem chances matemáticas de faturar as eleições já no primeiro turno de 2022.
Isso porque os números apontam uma tendência da eleição se concentrar somente em Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), em uma tendência de polarização extrema. Além disso os novos números mostram o cenário já cristalizado:
Lula tem 46% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro, o segundo colocado, chega a 29%.
Com 46%, Lula possui mais votos que todos os outros candidatos somados (44%) e, portanto, há a possibilidade de vitória no primeiro turno. No entanto, considerando a margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos, a disputa também pode seguir para o segundo turno.
OUTROS CANDIDATOS
Atrás de Bolsonaro aparecem: Ciro Gomes (7%), André Janones (3%), João Doria (3%), Simone Tebet (1%), Felipe D’Ávila (1%) e Luciano Bivar (0%). A categoria ‘branco/nulo/não vai votar’ chega a 6%, enquanto 3% estão indecisos. Em todos os cenários considerados, Lula lidera com ampla vantagem.
No segundo turno, Lula também vence em todos os cenários. Veja:
ARTIGOS RELACIONADOS:
Manobra de Bolsonaro faz generais ganharem R$ 350 mil a mais por ano
O artigo que os EUA distribuem alertando sobre um golpe de Bolsonaro
Cenário 1:
- Lula: 54%
- Jair Bolsonaro: 34%
- Branco/nulo/não vai votar: 9%
- Indecisos: 2%
Cenário 2:
- Lula: 53%
- Ciro Gomes: 24%
- Branco/nulo/não vai votar: 21%
- Indecisos: 2%
Cenário 3:
- Lula: 58%
- Simone Tebet: 17%
- Branco/nulo/não vai votar: 22%
- Indecisos: 3%.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas de 27 estados, face a face, entre os dias 5 a 8 de maio. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01603/2022.