em Denúncias

O artigo que os EUA distribuem alertando sobre um golpe de Bolsonaro

09/05/2022

OS EUA por meio de seu corpo diplomático, está distribuindo um artigo alertando sobre a possibilidade real de golpe de Jair Bolsonaro (PL), caso percam as eleições. O comunicado e artigo foi distribuído á executivos de multinacionais e mostra que existe uma possibilidade real de Bolsonaro tentar algo.

O governo norte-americano vem alertando seu corpo diplomático e executivos de multinacionais, sobre a possibilidade real de Jair Bolsonaro (PL), forçar e dar um golpe de estado com seus militares aliados.

 De acordo com informações publicadas por Veja, nesta segunda-feira (9), o departamento de Estado americano deu aval ao alerta do ex-diplomata Scott Hamilton, publicado no dia 29 de abril no jornal O Globo, de que o Brasil pode ter uma ruptura institucional caso não aceite uma possível derrota nas eleições.

Cenários como a invasão do Capitólio, com a derrota de Trump, podem ocorrer no Brasil com Bolsonaro.

Segundo um trecho do artigo, “os Estados Unidos deveriam deixar claro de modo cristalino ao presidente Bolsonaro que uma tentativa de interferir na integridade do processo eleitoral brasileiro será objeto de repúdio absoluto e de sanções punitivas a todos os envolvidos, impostas simultaneamente por um amplo grupo de países”.

“A administração Biden deveria ser mais agressiva ao apoiar as instituições democráticas independentes do Brasil”, continuou. “A hora para os Estados Unidos se manifestarem é agora, não quando uma crise estiver em curso ou depois dela”.

O departamento de Estado americano deu aval ao alerta do ex-diplomata Scott Hamilton, que é quem assina o artigo , que fala sobre as possibilidades e cenários reais.

“O Brasil sabe bem, pela experiência amarga com a ditadura militar, que, quando a democracia morre, é difícil ressuscitá-la. O exemplo global do poder e prestígio democráticos brasileiros tem mais valor hoje como contraponto ao crescente avanço da autocracia pelo mundo do que em qualquer momento na História do país. Mas, em meio a ameaças verossímeis às instituições e valores democráticos no Brasil, os Estados Unidos permanecem passivos diante do público. Seria trágico se compensassem sua errônea e abertamente cômoda identificação anterior com o presidente Jair Bolsonaro escondendo-se agora de modo complacente nas sombras.” mostra outro trecho do artigo de Hamilton.

O artigo foi publicado pelo ex-diplomata no jornal O Globo e pode ser lido aqui.


DOE e COLABORE AQUI:


   

ARTIGOS RELACIONADOS:

Bolsonaro será 1º presidente a deixar salário mínimo valendo menos

Bolsonaro autoriza novo reajuste do Diesel, ferrando caminhoneiros

Os comentários estão desativados.